7.3.17

SINPOSPETRO-RJ ADIA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Via SINPOSPETRO-RJ -

Por força da agenda de trabalho das diretoras do SINPOSPETRO-RJ, excepcionalmente, este ano, o sindicato não vai realizar na quarta-feira(8) o tradicional café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O tradicional café da manhã para as frentistas, pelo Dia Internacional das Mulheres, promovido pelo SINPOSPETRO-RJ será adiado neste ano. O evento é comemorado no dia 8 de março, mas na ocasião as diretoras e o presidente do sindicato estarão fora do Rio de Janeiro participando de eventos da categoria.

As diretoras Angela Matos, Derliana Rodrigues e Cláudia Jarbas vão participar, hoje(7) e amanhã(8), em Brasília do III Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis. O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, vai abrir o evento que será realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.

Já a vice-presidente do SINPOSPETRO-RJ, e secretária da mulher da Força Sindical do RJ, Aparecida Evaristo, viaja nesta terça-feira(7) para Praia Grande, em São Paulo. Ela vai participar do encontro nacional das secretárias da mulher da Força Sindical. No encontro será retirada uma pauta para o Congresso Nacional, que escolherá a nova direção da Central em junho.

O presidente Eusébio Pinto Neto disse que a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher não passará em branco, já que faz parte do calendário de ações do sindicato. Segundo ele uma nova data para celebrar a importância das mulheres será agendada. Hoje as mulheres correspondem a 30% da mão de obra na categoria. O Estado conta com 10.500 trabalhadoras em postos de combustíveis, sendo que desse total 4.500 estão no município do Rio de Janeiro.

HOMENAGEM

O primeiro café da manhã foi realizado no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da Cidade. Em 2013 foi a vez das frentistas de Bonsucesso, na área da Leopoldina, receberem a homenagem. As trabalhadoras de Niterói e região foram contempladas com o evento em 2014. Em 2015, o evento foi realizado num posto em Benfica, também na Zona Norte do Rio. E no ano passado, as frentistas da Baixada Fluminense foram contempladas com o café da manhã no Posto Serra de Meriti, em São João de Meriti.

REIVINDICAÇÃO

Ao contrário de outras categorias, onde há diferenças no mercado de trabalho, as empregadas de postos de combustíveis e lojas de conveniência têm a mesma carga horária e recebem o mesmo piso que os homens. A periculosidade e a insalubridade do ambiente laboral obrigam a diretoria do SINPOSPETRO-RJ lutar por mais garantias para as mulheres, principalmente as gestantes e lactantes.

A pauta de reivindicação salarial dos Trabalhadores do Município do RJ traz neste ano uma cláusula específica com relação as mulheres. O sindicato exige o afastamento das funcionárias gestantes e lactantes de qualquer atividade, em locais insalubre ou periculoso, a partir da comunicação do estado de gravidez ao empregador, até a liberação do médico.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ