11.4.17

A QUEM INTERESSA O ENFRAQUECIMENTO DO MOVIMENTO SINDICAL?

EUSÉBIO PINTO NETO -



O movimento sindical brasileiro é um dos mais atuantes do mundo. Ao longo de sua existência investiu em estrutura, capacitação e preparo para enfrentar de igual para igual o setor econômico. O movimento sindical é um poder legalmente constituído para defender o trabalhador e os menos favorecidos, que pagam impostos altíssimos e recebem como recompensa do estado, a indiferença, o desprezo e o total abandono.

Para os detratores do movimento sindical, quero destacar que o nosso movimento é um grande empregador e prestador de serviços essenciais aos trabalhadores. Os sindicatos prestam assistência com qualidade, eficiência e rapidez em várias áreas. Temos excelência de atendimento na saúde, no direito e na assistência social. O movimento sindical põe à disposição dos trabalhadores do Brasil milhares de médicos, dentistas, advogados, contador, administrador, faxineiros, recepcionistas, secretárias, assistentes sociais, psicólogos, além de contar com um exército de dirigentes e assessores qualificados que trabalham pela garantia dos direitos dos trabalhadores.

O sindicato é a única instituição capacitada para acompanhar junto com a sua equipe, os trâmites dos projetos de lei, propostas e processos junto aos três poderes; nas comissões e plenárias, alertando e corrigindo as propostas e combatendo àquelas que são prejudiciais aos interesses dos trabalhadores e da sociedade. É o movimento sindical que auxilia e oferece denúncias ao Ministério Público do Trabalho – MPT; Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e a Justiça do Trabalho.

É o movimento sindical, a única voz, verdadeiramente firme, que se levanta em defesa da classe trabalhadora com legitimidade em todos os fóruns, nacional e internacional. A força do movimento sindical está na criação de institutos e departamentos sérios e respeitados, com credibilidade internacional. Mas não é só isso. Os sindicatos possuem também uma grande estrutura com áreas de lazer, cultura e entretenimento oferecendo aos trabalhadores e seus familiares: teatro, esporte, colônia de férias e escolas de formação em todo território nacional, num grande projeto de inclusão e promoção social.

Através da negociação e ação, o movimento sindical ajudou a construir normas regulamentadoras e leis, com relevantes contribuições na área de segurança e saúde, que protegem o trabalhador de acidentes. É graças ao movimento sindical, que com suas ações de base, fiscalização e denúncias, que conseguimos evitar que o Brasil seja um campeão da sonegação fiscal e do trabalho análogo a escravidão. A elite brasileira é escravagista, concentradora e exploradora ao extremo. Muito provavelmente, por isso ela pressiona o governo para desmantelar e enfraquecer os sindicatos.

Só o movimento sindical, com sua estrutura e como instrumento de transformação social, disponível e acessível a classe trabalhadora, está preparado para fazer frente ao capitalismo selvagem e aos usurpadores da união. Os mesmos sanguessugas que sempre dilapidaram e entregaram as nossas riquezas aos agiotas do capital financeiro, que praticam saques diários ao nosso patrimônio, e não têm e nunca terão uma pátria. Até porque, a pátria desses saqueadores é e sempre será o dinheiro. Dinheiro que roubam e descaradamente desviam para paraísos fiscais onde possuem mansões para curtirem suas orgias às custas da fome, da exploração e da miséria do povo brasileiro.

Chegou a hora. Povo brasileiro vamos levantar e ocupar as ruas e praças desse país e exigir respeito e dignidade. Vamos retomar o nosso país e dirigir os nossos destinos.

DIA 28 GREVE GERAL CONTRA AS REFORMAS E EM NOME DA DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO.

*Eusébio Pinto Neto, Presidente da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), e do SINPOSPETRO-RJ