24.4.17

CRIME HISTÓRICO: 102 ANOS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO

LUCAS RUBIO -


Hoje é um dia de profunda memória, homenagens, respeito e reflexão.

Há exatamente 102 anos tinha início uma das piores páginas da História da Armênia, um lendário país no Cáucaso. Começava o Genocídio Armênio, um plano sistematizado do Império Otomano para realizar uma limpeza étnica e remover o povo armênio do mundo.

Mais de um milhão e meio de armênios foram mortos pela fome e pela sede enquanto peregrinavam forçadamente pelo deserto. O Genocídio Armênio serviu de inspiração, dizem alguns, para Hitler, que teria dito "Quem é que se lembra dos armênios?" períodos antes de iniciar o Holocausto Judeu.

Mais de 1,5 milhão de armênios foram mortos no genocídio. Por conta da fuga em massa na época, existem hoje mais armênios fora da Armênia do que dentro das próprias fronteiras nacionais.

Meus sentimentos a todo o povo armênio que sofreu dores terríveis naqueles anos e até hoje sofrem com o silêncio do mundo diante desse triste fato. Parte dos países do mundo não reconhecem o Genocídio Armênio e colaboram com a Turquia, herdeira do Império Otomano, que não só não reconhece o que seus antepassados fizeram como persegue qualquer um que trabalhe para preservar essa memória.

O genocídio matou grande parte da Armênia, mas a Armênia não morreu e nunca morrerá. A mítica nação, um dos primeiros Estados do mundo e com uma História fantástica e milenar, renasceu na era soviética e não só avançou em vários campos durante o socialismo como também foi uma das Repúblicas da URSS que mais lutaram contra o fascismo na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.

Memória eterna aos que foram.

Execução de armênios em Constantinopla (hoje Istambul), 1915
PS: O povo armênio é incrível e tem uma História fantástica. Eles têm uma língua muito antiga e que manteve sua sistematização até hoje. E esse fato do Genocídio Armênio é muito oculto mesmo, pouco fala a mídia e só mesmo por outros meios para conhecer o fato. Uma pena.

PS2Saiba mais sobre o Genocídio Armênio