24.4.17

DIRIGENTES SINDICAIS DA FETRHOTEL DEBATEM REFORMAS DO GOVERNO FEDERAL

Via FETRHOTEL -

Cícero Lourenço Pereira é presidente da FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e do SINTHORESSOR (Sindicato dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro de Sorocaba e Região).
As reformas propostas pelo presidente Michel Temer foram os temas dos debates do encontro de dirigentes sindicais do setor hoteleiro, ocorrido no último dia 18 de abril, em Peruíbe.

A advogada Zilmara Alencar e o jornalista André Santos do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) foram os palestrantes.

Eles falaram sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho por causa da aprovação da Lei da Terceirização e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu a validade do negociado sobre o legislado. Também foram debatidos os projetos de reformas da Previdência e Trabalhista.


Entre outras afirmações o jornalista explicou que as mudanças propostas por Michel Temer demonstram a ligação que este tem com a classe empresarial que atualmente é a responsável pela sustentação do governo.

Segundo ele, apesar de ter maioria na Câmara e de conseguir aprovar todas as propostas, o governo é frágil porque não tem aprovação popular e é considerado ilegítimo – motivo pelo qual existe uma urgência em aprovar projetos.

A advogada apresentou sugestões de como elaborar Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho para assegurar direitos dos trabalhadores que podem ser subtraídos por causa das mudanças que vem sendo propostas.

No final do encontro ficou decidido que os dirigentes sindicais e a advogada deverão se reunir em maio para discutir formas de planejamento e de negociação.