11.4.17

UGT CELEBRA DIA DO TRABALHADOR COM DEBATES, INFORMAÇÃO E CULTURA

Via UGT -


Para celebrar o 1º de Maio – Dia dos Trabalhadores, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promove, este ano, o “Seminário 10 anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil” e a exposição “1º de Maio 2017 – UGT 10 anos – 17 objetivos para mudar o mundo”.

A celebração terá início com uma exposição que levará à Avenida Paulista, maior polo econômico e cultural da cidade de São Paulo, fotos que representam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos  países do mundo até 2030.

Colocadas ao longo da Avenida, as imagens irão alertar a sociedade, de uma forma otimista e esperançosa, sobre o que pode ser feito para se obter um resultado positivo na Jornada 2030 – pelo cidadão, pela sociedade, pelo País, pelo planeta.

A exposição será inaugurada no dia 23 de abril, às 12h30, em frente ao Shopping Center 3, e durará até 28 de maio.

Já nos dias 24 e 25 de abril, acontecerá o “Seminário 10 anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil”.

Em sua quarta edição, o evento, coordenado pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT, visa provocar uma reflexão sobre o real significado do Dia dos Trabalhadores.

O objetivo é, por meio do resgate da história da UGT ao longo dos últimos dez anos, fazer um balanço do que já foi realizado e apontar novos horizontes do que ainda precisa ser feito para garantir, de forma constante, os direitos devidos aos trabalhadores e à sociedade em geral. É preciso, com união, criar caminhos para retomar o crescimento do Brasil com emprego e valorização do trabalho.

Temas que hoje dominam o cenário político e econômico do País, como as reformas da Previdência e trabalhista e a terceirização irrestrita, serão debatidos, com o intuito de organizar alternativas que fortaleçam o cidadão brasileiro – como trabalhador e como integrante de uma sociedade justa e democrática.

Esse é o caminho escolhido pela UGT: lutar não somente por uma relação equilibrada entre capital e trabalho, mas por um Brasil com justiça social e dignidade para todos. Daí o “sindicalismo cidadão, ético e inovador”, que, há dez anos, rege a atuação da central sindical.

Os ODS também serão debatidos, de forma a ampliar o entendimento da importância de o sindicalismo abraçar essa causa como parte integrante da agenda de luta pela melhoria das condições de vida e trabalho para todos. Ao abordar questões como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis, entre outros, tais objetivos estão diretamente ligados aos da União Geral dos Trabalhadores.

O “Seminário 10 anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil” irá reunir sindicalistas, políticos, pesquisadores, catedráticos e representantes do poder público e da sociedade civil.

Confirmaram presença o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; dr. Marcos da Costa, presidente da OAB-SP; e Clemente Ganz, diretor técnico do DIEESE.

Entre os palestrantes do evento, estarão Mario Bernardini, diretor de Competitividade da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Reinaldo Gonçalves, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor do livro “Desenvolvimento às Avessas”; Marcos Cordeiro Pires, doutor em História Econômica e Livre Docência em Economia Política Internacional pela Unesp; Henrique Carlos de Oliveira de Castro, doutor e mestre em Ciência Política; Hermes Zanetti, professor da UNB; Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, mestre em Teoria Econômica pela Universidade de Tsukuba (Japão) e doutor em Economia pela New School for Social Research (EUA); Andrea Galvão, professora-doutora da UNICAMP/Cesit; Moisés Villamil Balestro, doutor em Ciências Sociais pela UNB e mestre em Administração pela UFRGS.

O Seminário será realizado no Hotel Holliday Inn, em São Paulo.