8.5.17

1 - TOMA POSSE A DIRETORIA DO SINTRARESP; 2 - JUSTIÇA MANDA INDENIZAR TRABALHADORA OBRIGADA A DANÇAR NA FRENTE DOS CLIENTES

REDAÇÃO -

A diretoria da FETRHOTEL participou na ultima sexta-feira (5), da posse da diretoria do Sintraresp (Sindicato dos Empregados em Restaurantes e Empresas do Comércio e Serviço de Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e região). O Sintraresp é uma entidade nova, mas já é considerado o maior sindicato dessa categoria na América Latina. Ele será presidido por José do Nascimento.

A cerimônia de posse contou com a presença de Cícero Lourenço Pereira, presidente da FETRHOTEL e do tesoureiro-geral, Antonio Luiz de Souza, entre outros.

Entre os integrantes da mesa estavam o presidente do Sinthoresp e vice-presidente da FETRHOTEL Francisco Calasans Lacerda, o presidente e o secretário-geral da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Ricardo Patah e Francisco Canindé Pegado, respectivamente. (via FETRHOTEL)

Justiça manda indenizar trabalhadora obrigada a dançar

A 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas e Interior de São Paulo, condenou uma rede de hipermercados a pagar indenização de R$ 5 mil, a título de danos morais, a uma funcionária que era obrigada a participar de “práticas motivacionais”.

Segundo o acórdão, “o pedido de indenização por danos morais se funda no assédio moral, por exposição vexatória da reclamante com a ‘dança cheers'”. O colegiado considerou que a atitude da empresa, ao obrigar um empregado a cantar e a dançar na frente de clientes, pode ser considerada “abusiva e, portanto, ilícita (art. 187 do Código Civil)”, não sendo “uma forma ingênua ou neutra de incentivar ou descontrair a equipe”.

O acórdão ressalta que “a adoção de práticas motivacionais, no mínimo, haveriam de ser opcionais, o que não se verificou no caso em tela” e afirmou que “o desrespeito à pessoa física e à dignidade do trabalhador por parte do empregador dá ensejo à indenização por danos morais (exposição desnecessária ao ridículo ou a vexame público)”. (via Repórter Sindical)

Mais informações: portal.trt15.jus.br