20.5.17

PLANEJAMENTO SINDICAL É TEMA DE SEMINÁRIO EM PERUÍBE. ASSESSOR PARLAMENTAR DO DIAP DIZ QUE CHEGOU A HORA DO MOVIMENTO SINDICAL “VOLTAR AOS TRILHOS”

Via FETRHOTEL -

Dirigentes sindicais do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul estão reunidos, em Peruíbe, no seminário de Planejamento Sindical. O evento é promovido pela Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e tem o objetivo de debater novos rumos para o sindicalismo.

O seminário encerra hoje, às 18 horas. A realização do evento é do grupo Conectassindical, uma parceria da consultoria jurídica Zilmara Alencar, assessoria parlamentar Contatos e Centro de Estudos Técnicos e Atendimentos Terapêuticos –CETAT.

Estamos vivendo uma luta de classe. Não podemos nos dividir em categoria. Precisamos lutar pela classe trabalhadora, pela unidade e pela defesa dos direitos coletivos independente da categoria do trabalhador.

Esta foi uma das afirmações feitas durante a palestra do jornalista André Luis dos Santos, publicitário e assessor parlamentar do DIAP (Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares), ontem (19), no seminário sobre Planejamento Sindical. O tema da palestra foi “Política, controle social e instituições”.

Segundo o jornalista este é o momento do movimento sindical “voltar para os trilhos” e resgatar o “espírito de coletividade”, perdido ao longo dos anos. Esse regaste foi apontado por ele como um dos caminhos para vencer os obstáculos que tem se levantado contra o mundo sindical.

Santos iniciou a palestra com a frase dos sociólogos e ativistas sociais ingleses Beatrice e Sidney Webb, usada para definir o significado de “sindicato”:

“União estável de trabalhadores e trabalhadoras para a defesa de seus interesses e implementação da melhoria de condições de vida”.

Sobre a frase ele explicou que a união estável significa um compromisso duradouro, firmado em interesses coletivos e com o objetivo de melhorar a vida de todos os trabalhadores, empregados ou desempregados.

Ele explicou que nos últimos tempos houve uma fragmentação do mundo do trabalho o que levou o movimento sindical a esquecer o significado do sentido de “classe”, optando erroneamente pela luta de “categorias”.

Segundo o jornalista, essa fragmentação enfraqueceu a luta e o próprio movimento sindical. Para ele, chegou a hora de resgatar o que foi perdido, ou seja, a luta de classe para que haja melhorias na qualidade vida de todos os cidadãos.

Santos também falou sobre a história do sindicalismo, sua origem e os diversos conceitos que permeiam a luta de classes (Capital X Trabalho). Ele relembrou que os sindicatos são instrumentos para organizar os trabalhadores, e servem para conscientizar e melhorar as condições de vida da classe trabalhadora como um todo.

O jornalista encerrou a palestra falando sobre a definição de política e seus conceitos mostrando a importância que a mesma tem para o indivíduo e para a sociedade.

Seminário - O evento está acontecendo na Colônia de Férias do Sinthoresp, em Peruíbe, e reúne dirigentes sindicais filiados a FETRHOTEL (Federação Interestadual dos trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul). O seminário encerra amanhã, às 18 horas.

No período da manhã os sindicalistas participaram de uma dinâmica em grupo. Em seguida, construíram um planejamento que será usado para alavancar as entidades sindicais. Para isso, os dirigentes foram divididos em grupos que apontaram os principais problemas e as possíveis soluções para que haja mudanças no movimento sindical.

Entre as sugestões apontadas pelos sindicalistas, no final do planejamento, as duas que mais se destacaram foram: melhorar a comunicação sindical e investir na capacitação dos dirigentes.

Após a realização da palestra do jornalista André dos Santos, a psicóloga Simone Trindade encerrou o evento com uma palestra motivacional que abordou diversos aspectos dos relacionamentos interpessoais.

Confira as fotos