7.5.17

CINE VITÓRIA – EXIBIÇÃO DE FILMES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA URSS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. DIAS 8, 10 E 12 DE MAIO NA UFRJ

LUCAS RUBIO -

No âmbito das comemorações pelos 72 anos da Vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, o Setor de Letras Russas da Faculdade de Letras da UFRJ realizará um circuito de filmes soviéticos e debates sobre a participação do Exército Vermelho e do povo soviético no conflito global que marcou a História.

Tendo em vista a pouca discussão sobre a atuação dos soviéticos na Guerra, será promovida não só a exibição dos filmes como também uma palestra para esclarecer o público sobre esse tema.

A «Semana da Vitória» ocorrerá nos dias 8, 10 e 12 de Maio de 2017.

Clique para ampliar, confira a programação
No dia 8 de Maio, às 15 horas no auditório G-2 da Faculdade de Letras, acontecerá uma palestra com o Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro Vladimir Tokmakov e o Professor de História João Cláudio Pitillo (UERJ), que é estudioso da Segunda Guerra e em 2015 foi condecorado pela Federação da Rússia por seu trabalho acadêmico sobre o tema. Essa palestra tem como objetivo apresentar ao público outra visão sobre a Segunda Guerra destacando a heroica e brava atuação dos soviéticos, que foram os grandes responsáveis pela derrota do fascismo em 1945.

Dia 10 de Maio, exibição do filme «Vá e Veja» às 14 horas no auditório G-1 da Faculdade de Letras da UFRJ. Uma produção soviética de 1985 dirigida por Elem Klimov. Antes da exibição, ocorrerá um debate sobre o tema do filme e sua contextualização, que será feito por Eden Pereira, estudante de História da UERJ.

Dia 12 de Maio, exibição do filme «O Pai do Soldado»às 14 horas no auditório G-1 da Faculdade de Letras da UFRJ, produção da Geórgia soviética de 1964 e dirigida por Rezo Chkheidze. Também antes da projeção, ocorrerá um debate sobre o tema e o contexto da obra e também uma discussão sobre a participação da mulher na Guerra, que será feita por Sonia Branco, professora de Língua Russa pela UFRJ.

Os filmes têm como objetivo deixar mais claro as grandes perdas humanas e o lado trágico da guerra no teatro de operações da União Soviética, refletindo também sobre os crimes cometidos pelos invasores hitleristas e o papel decisivo dos soviéticos na virada da Guerra até sua Vitória em 9 maio de 1945.

O evento conta horas como Atividade Acadêmica Científica e Cultural (AACC) e serão entregues certificados posteriormente.

A Faculdade de Letras fica localizada na Av. Horácio Macedo, 2151, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, ao lado do prédio da Reitoria da UFRJ.

O evento é oferecido pelo Setor de Letras Russas/Departamento de Línguas Orientais e Eslavas e conta com o apoio do Consulado Russo no Rio de Janeiro.

Página do evento: