22.5.17

FRENTISTAS DE TODO O PAÍS VÃO OCUPAR BRASÍLIA NESTA SEMANA

Via FENEPOSPETRO -

Sindicatos dos Frentistas de todo o país iniciam nesta segunda-feira (22) uma grande marcha rumo a Brasília. Até a próxima quarta-feira (24), mais de mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência chegarão ao Distrito Federal para participar da grande manifestação “Ocupa Brasília”, em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra o retrocesso social.


Liderados pela Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), mais de mil empregados de postos de combustíveis e lojas de conveniência vão ocupar Brasília nesta semana, para pressionar os parlamentares, que insistem em votar contra a classe trabalhadora. O presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, diz que os trabalhadores precisam aproveitar o escândalo envolvendo o governo Temer para forçar os parlamentares a arquivarem as reformas da previdência e trabalhista, em tramitação no Congresso Nacional. Ele convoca todos os dirigentes da categoria para participar da grande marcha “Ocupa Brasília”, que promete parar a capital do país na próxima quarta-feira (24).

Caravanas de frentistas começam a sair, nesta segunda-feira (22), de diversas partes do país rumo a Brasília. A Federação dos Frentistas do estado de São Paulo (FEPOSPETRO) vai enviar seis ônibus e uma van para Brasília. Os coletivos, que estão à disposição dos 16 sindicatos da categoria no estado, começam a deixar São Paulo amanhã (23).

No Rio de Janeiro, os Sindicatos dos Frentistas da capital e de Niterói fretaram um ônibus que vai deixar a cidade na noite desta segunda-feira (22). Os Sindicatos do Rio vão montar uma barraca de acampamento em frente ao Congresso. Também nesta segunda (22), dirigentes do Sindicato dos Frentistas de Pernambuco sairão em dois ônibus fretadosF pela Força Sindical do estado com destino a Brasília.

O Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal também vai fretar dois ônibus para a manifestação do dia 24. O presidente da entidade, Carlos Alves, diz que os coletivos serão usados para transportar mais de 150 trabalhadores dos locais mais afastados até a capital.

A proximidade com a capital Federal, vai facilitar o translado dos frentistas de Goiânia até Brasília. Os trabalhadores de postos sairão na quarta-feira (24) pela manhã de Goiânia.

Bahia também vai participar dos protestos contra as reformas e os dirigentes do Sindicato dos Frentistas chegam a capital Federal nesta semana. No Mato Grosso do Sul, os dirigentes do sindicato pegam a estrada nesta segunda à noite. Dirigentes dos frentistas de Minas Gerais também vão engrossar o coro da categoria contra as reformas.

Os Sindicatos dos Frentistas no Sul do país também se organizam para grande marcha a Brasília.

Na semana passada, os presidentes da FENEPOSPETRO, Eusébio Pinto Neto, e da FEPOSPETRO, Luiz Arraes, participaram de plenária na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) que traçou a estratégia de luta para os trabalhadores. Eles também foram ao Congresso fazer corpo a corpo com os deputados e senadores para convencer os parlamentares a arquivarem as reformas.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro