30.5.17

NOVA TABELA DE SALÁRIOS É DISTRIBUÍDA NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Via SINPOSPETRO-RJ -

O acordo da Convenção Coletiva 2017/2019 dos dez mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Município do Rio de Janeiro, foi aprovado em assembleia na semana passada. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ começou a distribuir ontem a tabela com os novos salários da categoria.

O SINPOSPETRO-RJ montou uma força tarefa para distribuir a tabela com os novos valores dos salários dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Município do Rio de Janeiro. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ iniciou ontem (29) a distribuição da nova tabela de salários, que também está disponível para consulta no site do sindicato. Para consultar os novos valores no site, os trabalhadores podem acessar o link serviços e clicar sobre tabela de salários do município do RJ.

Nesta segunda-feira (29), os diretores realizaram trabalho de base nos bairros do Grajaú, Andaraí, Vila Militar, Marechal Hermes, Bonsucesso, Jacarepaguá e Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. Além de informações sobre os reajustes dos salários e dos benefícios, a diretoria orienta a categoria sobre as cláusulas da Convenção Coletiva 2017/2019, aprovada em assembleia na quinta-feira (25).

ACORDO

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela maioria das categorias na mesa de negociação, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ conseguiu para os frentistas do Rio de Janeiro aumento real nos salários, reajustes significativos nos benefícios e a criação da jornada diferenciada de trabalho. O acordo foi aprovado em assembleia, pela categoria, na última quinta-feira (25), na sede do sindicato.

Os trabalhadores aprovaram o reajuste salarial de 6,5% proposto pelos patrões. Com o acordo, o piso do frentista passou para R$ 1.308,71, já incluso o adicional de periculosidade. Além do aumento dos salários, a categoria conseguiu elevar o vale-alimentação em 15% e o seguro de vida em 20%.

A proposta patronal prevê ainda o aumento de 10% na Participação dos Lucros e Resultados (PLR) que passará para R$ 466,07. O abono será pago em três parcelas - cada uma no valor de R$ 155,35. A primeira parcela será paga em junho, a segunda em setembro e a terceira e última em novembro. As diferenças salariais e dos benefícios serão pagas até o dia 15 de junho.

JORNADA DIFERENCIADA

Os trabalhadores aprovaram também, a inclusão na Convenção Coletiva, da cláusula que cria a jornada diferenciada, que estabelece a possibilidade de jornada de 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso. Os postos de combustíveis, no entanto, só poderão contratar 40% do seu quadro de funcionários pela jornada 12x36. Com o regime, o trabalhador labora 176 horas por mês, enquanto a jornada de 44 horas soma 196 horas. A jornada 12x36 não poderá ser exercida pelos trabalhadores que estudam e os funcionários que aderirem a nova jornada também não poderão fazer horas extras.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ