18.5.17

O CASTIGO VEM DA FRIBOI

EMANUEL CANCELLA -


Uma das armações contra Lula, entre tantas, era de que a Friboi seria de seu filho. O castigo veio a cavalo ou da carne nada fraca. As gravações da  Friboi detonaram Temer e Aécio. A Lava Jato, que nunca prende tucano nem qualquer golpista importante, agora pode inaugurar aquela ala nova construída em Curitiba (1).

Lembrei-me da história do prefeito Odorico Paraguaçu, vivido pelo grande ator Paulo Gracindo, que construiu um cemitério para a cidade de Sucupira e acabou  ele próprio inaugurando o campo santo. Moro, que construiu as novas celas de Curitiba para seus adversários políticos, vai ter que inaugurar com os tucanos, seus aliados.

Uma cela com Temer e Aécio vai ser ponto de atração de visitação internacional. Importante também não se esquecer de deixar, nessa cela de celebridades, uma vaguinha para FHC, pois a cada dia  fica mais perto de ser provado que FHC é o comandante máximo da corrupção na Petrobrás. Caso a Lava Jato investigue FHC só um pouquinho, terá muito mais que convicção para chegar ao comandante. Muito provavelmente o apto de luxo em Paris e a fazenda com aeroporto em Ibiunas foram financiados com dinheiro da corrupção na Petrobrás.

No caso de FHC, a Lava Jato nem precisa esquentar a cabeça. Com Lula, tentam forçar a propriedade do triplex e do sitio, mesmo estando provado que são de outras pessoas.  Já FHC reconhece a propriedade dos dois imóveis, no caso da fazenda, FHC fez registro do imóvel colocando como valor venal US$ 20 (2).

Outro tucano que está de barba de molho é o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, indicado agora por Temer.  Parente é protegido pela Lava Jato, pois seu modus operandi já é conhecido desde FHC,  quando chegou a ser réu em ação de petroleiro em venda de ativos (3). E agora, mesmo diante de nova denúncia formalizada em novembro de 2016, Parente, incólume,  continua a liquidar ativos valiosíssimos  da Petrobrás (4). E tudo sem licitação, ele mesmo escolhe o comprador e define o preço a ser vendido, o que é proibido por lei, pois se trata de patrimônio público.

Pedro Parente administra junto com sua esposa a Prada, empresa que gerencia fortunas, e, se comete erros crassos na Petrobras não é por falta de conhecimento, mas sim por interesses espúrios, já que prejudica o Brasil e favorece os gringos.

E a Lava Jato finge que não vê a gestão de Parente. Não é à toa ! O juiz Moro foi exaltado pelas maiores revistas estadunidenses como a Fortune e Time, que premiaram o Juiz e a lava Jato, talvez pelos serviços prestados aos americanos (6). Na verdade, sob a farsa de estar investigando a Petrobrás, a Lava Jato municiou a saída da Dilma e desmoralizou a empresa, para que depois viessem Temer e Parente entregando tudo aos gringos. Em outras partes do mundo, os americanos jogam bomba para usurpar o petróleo alheio, aqui nem precisou das bombas.

Parente promove a maior liquidação de ativos de petróleo do planeta, que inclui até área do pré-sal, como o campo de Carcará, “vendido” a preço de um refrigerante o barril. Havemos de reconhecer Pedro Parente como o melhor gestor da Petrobrás, mas na visão dos gringos.

Fonte:

* Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”