18.5.17

PARADA DA VITÓRIA 2017 - RIO DE JANEIRO

LUCAS RUBIO -


No dia 8 de Maio de 2017 foi realizada, no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro, uma parada militar em comemoração aos 72 anos da Vitória do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Na ocasião estiveram presentes importantes personalidades diplomáticas, militares e políticas, inclusive veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e de outras operações históricas do Brasil.

Estavam presentes Raul Jungmann, Ministro da Defesa e Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda. O Cônsul-Geral da Federação da Rússia, Vladimir Tokmakov, também esteve presente no desfile, juntamente com uma veterana soviética da Grande Guerra Patriótica. Representantes de mídias russas e brasileiras também marcaram presença. Personalidades de outros países vencedores da Segunda Guerra também estavam no desfile.

Foram apresentados ao público equipamentos militares históricos e modernos, como tanques, caminhões, blindados, peças de artilharia, lançador de foguetes múltiplos e um grande helicóptero.

Antes do desfile, foram entregues dezenas de Medalhas da Vitória, uma condecoração ordenada a pessoas que se dedicam à preservação histórica da atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Nas escadarias da tribuna, estavam apresentadas as bandeiras de todos os países Aliados que lutaram contra o Eixo (Alemanha-Itália-Japão e países aliados). Foram colocadas flores no túmulo do soldado desconhecido, aos pés do fogo eterno, e foi observado um minuto de silêncio em honra aos milhões de mortos no conflito e aos quase 2.000 brasileiros perdidos na Guerra.

Uma saudação de artilharia terrestre foi feita, foi executado o hino nacional, seguido de calorosas saudações de artilharia naval e teve início o desfile de tropas. As tropas desfilaram ao som de notáveis marchas militares, como a Canção do Expedicionário. Após marcharem as tropas, desfilaram carros com veteranos da FEB e em um dos carros era notável a bandeira da Rússia. Em dado momento, um gigantesco avião de carga planou sobre a parada enquanto abastecia dois aviões caças.

Esse ano tive a honra e privilégio de assistir a solenidade na tribuna, juntamente com o Consulado da Rússia. Todos os anos dedico essa data para prestar homenagem aos nossos heróis e aos heróis soviéticos e me faço presente no desfile, mas esse ano foi ainda mais especial poder ver mais de perto esse belo espetáculo.

A Parada da Vitória de 8 de Maio é um importante e belo meio de manutenção e preservação da importante Vitória dos povos do mundo contra a Alemanha Nazista e seus aliados. A presença russa nesse tipo de homenagem é importantíssima e vem crescendo a cada ano; a União Soviética foi a grande responsável pela derrota das tropas nazi-fascistas e perdeu quase 30 milhões de pessoas no conflito. A parada é importante também para marcar a importância das tropas brasileiras na vitória final do conflito. Muitas vezes nossa participação é diminuída ou intencionalmente esquecida.

Glórias aos 72 anos da Vitória! Memória eterna aos soldados brasileiros e soviéticos que deram a vida pela liberdade! Eu me lembro, eu me orgulho!

---
Leia também:

A VITÓRIA DO EXÉRCITO VERMELHO SALVOU A HUMANIDADE DO NAZI-FASCISMO [VÍDEO]