8.5.17

POR QUE A GLOBO NÃO VAI PASSAR AO VIVO O INTERROGATÓRIO DE LULA?

EMANUEL CANCELLA -


A Globo sempre fez oposição ferrenha e suja a Lula. No confronto Lula e Collor, em 1989, a Globo levou ao ar, depois do período de campanha eleitoral permitido pelo TSE, os melhores momentos do último debate eleitoral de Collor, no Jornal Nacional e no Fantástico, e elegeu Collor (3).  O brilhante jornalista Armando Nogueira foi demitido da Globo por não concordar com a tramoia (7). Ex todo poderoso da Globo Boni,  confessa que a Globo manipulou em favor de Collor (8).

Na reeleição de Dilma, na véspera da eleição, diretamente da Lava Jato, houve a divulgação, pela Veja e pelo jornal Nacional da Globo, da farsa de que Lula e Dilma saberiam da corrupção na Petrobrás (1). O TSE já havia proibido a divulgação dessa matéria mentirosa que só serviria para ajudar Aécio Neves, mas a Veja e o Globo passaram a matéria mesmo assim porque não respeitam as leis deste país (2).

Em setembro de 2016, a Globo News leva ao ar, ao vivo, o fiasco da denúncia ridícula do procurador Dallagnol, coordenador da Força Tarefa da Lava Jato.  O procurador declarou, depois de meses de pesquisas, utilizando uma imensa máquina do estado e gastando milhões em dinheiro público, que Lula era o comandante máximo da corrupção na Petrobrás, mas que não tinha provas mas somente convicção. Fingem que combate a corrupção, mas a força-tarefa só quer mesmo é tirar Lula do páreo em 2018.

E o juiz Moro, chefe da operação Lava Jato aceitou a denúncia de Dallagnol mesmo sem provas. Estranho é que a Lava Jato não investiga o governo do tucano FHC na Petrobrás, apesar das inúmeras denúncias, inclusive envolvendo o filho de FHC em corrupção na Petrobrás (4).

Pelos mesmos motivos espúrios a Lava Jato não investiga a gestão do tucano Pedro Parente na companhia. Parente promove uma verdadeira liquidação na Petrobrás, vendendo tudo sem licitação e a preços pífios. Isso inclui até a venda do campo do pré-sal de Carcará, a preço de um refrigerante e muito mais. Moro finge que não vê o bota-fora, mas a justiça deu liminar suspendendo a “venda” de Carcará (5).

Quer saber mais sobre esse espetáculo de enganação, leia o livro A outra Face do Juiz Sérgio Moro, cuja renda é dedicada exclusiva à parte dos milhões de trabalhadores que perderam seus empregos por causa da Lava Jato (6).

Será que a Globo está com medo de levar ao ar, ao vivo, o depoimento de Lula, com receio, em função do fiasco de Dallagnol?

Fonte:

* Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”