4.5.17

SINDICALISTAS DEBATEM SUCESSÃO NA FORÇA SINDICAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Via SINPOSPETRO-RJ -

Dirigentes de vários sindicatos filiados à Força Sindical do RJ se reúnem hoje(4) na sede do SINPOSPETRO-RJ, em Vila Isabel. Os sindicalistas vão participar das eleições para escolha da nova diretoria da central sindical, na próxima semana.

Dirigentes de mais de 60 sindicatos filiados à Força Sindical do estado do Rio de Janeiro vão escolher na próxima terça-feira (9), a diretoria que vai administrar a central nos próximos cinco anos. A eleição da nova diretoria será realizada no hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, vai disputar a presidência da Força.

Para apresentar sua plataforma de campanha, Eusébio Neto recebe nesta quinta-feria (4), sindicalistas na sede do SINPOSPETRO-RJ, na Avenida Professor Manuel de Abreu, 850, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. No encontro, o presidente do SINPOSPETRO-RJ, que é filiado à Força Sindical, desde a fundação do sindicato, há 12 anos, vai apresentar suas propostas com o objetivo de fortalecer a unidade da central. Eusébio Neto lançou sua campanha em dezembro do ano passado e busca o apoio dos companheiros sindicalistas para levar adiante seu projeto.

Eusébio Neto diz que pretende usar a experiência adquirida nos 25 anos de movimento sindical para desenvolver ações que aproximem os trabalhadores das entidades de classe. “No momento em que os sindicatos sofrem ataques de todos os lados, precisamos nos unir para defender os direitos dos trabalhadores e garantir a autonomia das entidades”, diz.

CAMPANHA

Com o slogan: FORÇA, AÇÃO E UNIÃO POR UMA CENTRAL ATIVA E ATUANTE, a campanha do presidente do SINPOSPETRO-RJ pretende destacar o trabalho dos dirigentes sindicais e aproximar, ainda mais, os sindicatos das suas bases. Um dos compromissos de campanha de Eusébio Neto é criar as secretarias regionais, para desenvolver um trabalho melhor e mais atuante nas bases.

A eleição da nova diretoria da Força RJ, antecede o 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que será realizado em junho de 2017, em Praia Grande, São Paulo.

HISTÓRICO

Além do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Luís Pinto Neto, preside a Federação Nacional dos Frentistas, FENEPOSPETRO, que representa mais de meio milhão de trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência em todo o país.

A aproximação de Eusébio Neto ao movimento sindical teve início na década de 80, quando lutou pelo retorno da democracia e foi às ruas exigir por eleições diretas no país.

Sindicalista há mais de 25 anos, Eusébio Neto, ajudou a fundar o primeiro Sindicato dos Frentistas, em São Paulo, e a Federação da categoria, na década de 90.

Nos últimos 17 anos, Eusébio Neto ajudou a fundar mais de 50 sindicatos da categoria de norte a sul do país. Eusébio Luís Pinto Neto é o primeiro vice-presidente da Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro, além de diretor na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, CNTC.

Eusébio Neto ocupa também o cargo de conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac.

* Estefania de Castro, assessoria de impresa Sinpospetro