2.6.17

1- EM OUTUBRO ASTEROIDE PODERÁ PASSAR A APENAS 11 MIL KM DO PLANETA; 2- ESTUDANTES INVESTIGARÃO ASTEROIDE QUE PASSARÁ EXTREMAMENTE PRÓXIMO DA TERRA EM 2029

REDAÇÃO -

O asteroide 2012 TC4 se aproxima da Terra a 4.7 km/s e deverá raspar o topo da atmosfera do planeta nos próximos meses. Se atingisse a Terra, liberaria energia equivalente à explosão de 64 mil toneladas de TNT.

A aproximação máxima está prevista para 12 de outubro às 03h07 da madrugada.

De acordo com o JPL, Laboratório de Propulsão a jato, da Nasa, a rocha mede 19 metros, o que dá cerca de 11 mil toneladas de massa.

Considerando que o objeto se desloca a 17 mil km/h, caso houvesse um impacto a energia liberada seria de 64 mil toneladas de TNT, o equivalente à energia de três bombas iguais a que destruiu Hiroshima em 1945.

Segundo o JPL, a possibilidade de impacto é praticamente nula. As estimativas mostram que a rocha deverá passar a 57 mil km da Terra, com chance muito baixa de chegar a 11 mil km da superfície. (via Apolo11)

Estudantes investigarão asteroide que passará pela Terra em 2029

Em 2029, o asteróide Apophis passará a uma distância extremamente próxima da Terra. O fênomeno será uma oportunidade única para os cientistas do planeta descobrirem mais sobre como asteróides são formados e qual é sua importância no universo.

Por conta disso, estudantes do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram um projeto para lançar uma nave espacial em direção ao meteoro para que seja feita uma análise de seu formato, tamanho, densidade, topografia, composição e sua taxa e estado de rotação. Os dados servirão não só para conhecer melhor o corpo celeste como também para entender as possíveis consequências de seu impacto no campo gravitacional da Terra. (via Galileu)