8.6.17

COREIA SOCIALISTA TEM UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO DE ALTO NÍVEL [VÍDEOS]

LUCAS RUBIO -


Recentemente tenho ficado bastante interessado em pesquisar, principalmente, sobre a educação na Coreia Socialista. Já é do conhecimento de todos nós que a RPDC tem um dos maiores e melhores sistemas de educação do mundo, com uma população totalmente alfabetizada. Mas gostaria de ver algo mais profundo.

No meio das pesquisas informais, acabei me deparando com um documentário incrível que eu preciso compartilhar com vocês! É um filme curto que se chama "Nós não temos nada a invejar no mundo" e mostra, resumidamente, a evolução histórica da educação na Coreia do Norte, passando pelo grande programa de alfabetização na metade do século passado, pelas organizações de escolas militares, a fabricação dos materiais necessários para os estudantes, os grandes aparatos de lazer e aprendizado fora da sala de aula de que gozam as crianças coreanas e os esforços incansáveis de KIM IL SUNG, KIM JONG IL e KIM JONG UN pela construção de prédios e ambientes impressionantes para as crianças e a manutenção de um sistema de educação de alto nível.


As imagens históricas do vídeo acima são excepcionais. Recomendo iniciar o vídeo no minuto 4 e ver as imagens antigas da Coreia, bem como a grande organização de festas pelas crianças.

Uma pena eu não entender coreano. O conteúdo falado desse vídeo incrível certamente é de grande valor.

Falando em crianças, ontem (7) mesmo ocorreu uma gigantesca reunião da União das Crianças Coreanas, que é o paralelo coreano dos Pioneiros soviéticos. A reunião contou com a presença do camarada KIM JONG UN e foi muito bonita! Confira também esse vídeo.

***

80 ANOS DA BATALHA DE POCHONBO

Em 4 de junho de 1937, há exatos 80 anos, a Guerrilha Anti-Japonesa, liderada pelo camarada KIM IL SUNG, derrotava os invasores colonialistas japoneses na célebre Batalha de Pochonbo!

A cidade de Pochonbo estava ocupada pelos imperialistas japoneses e foi recuperada pelos coreanos, que explodiram e incendiaram os postos de controle e reservas militares dos japoneses.

Esse é um grande episódio da luta nacional coreana contra o imperialismo japonês que subjugou a Península por 35 anos. A heroica cidade deu nome a outros lugares na RPDC e até mesmo a uma grande banda de música, conhecida no mundo todo, o Conjunto Eletrônico Pochonbo. Vários monumentos pelo país também tratam do grande fato.

A data foi celebrada nesse dia 4 na RPDC com a emissão de um selo comemorativo aos 80 anos da batalha e com uma grande reunião. Glórias às incontáveis vitórias do povo coreano!