16.6.17

ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO VÃO FAZER UM DESFILE/PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA

ALCYR CAVALCANTI -

"Crivella tem que entender que o Carnaval é a alegria do povo" (Monarco)


O sofrido cidadão carioca que conta os meses que antecedem a grande festa de fevereiro tem mais uma decepção, o prefeito Marcelo Crivella ameaça reduzir pela metade a verba destinada aos desfiles das Escolas de Samba, tradição cultural não só da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas que faz parte da cultura de todo Brasil. Acabou o diálogo entre a Liga Independente das Escolas de Samba-LIESA e a Prefeitura do Rio de Janeiro depois  que o comunicado do prefeito Marcelo Crivella que afirmou que vai cortar as verbas para o desfile das Escolas de Samba. O prefeito que parece não apreciar muito nosso Carnaval, disse que vai dar parte da verba, em torno de 50% para serem destinadas a creches. A manifestação programada para a tarde de sábado em frente à sede da Prefeitura na Cidade Nova se chama "Sambando Contra O Corte do Prefeito" e vai reunir em um mesmo objetivo Escolas de Samba rivais, em um protesto contra o que eles consideram um erro de avaliação e mesmo um descaso contra milhares (talvez milhões) de pessoas ligadas ao "Mundo do Samba".

A união entre agremiações de várias localidades vai mostrar a união para o objetivo comum que é a preservação dos desfiles, que já fazem parte de nossa cultura, além de uma enorme fonte de renda que beneficia a milhares de pessoas que vivem o Carnaval 365 dias por ano.


Não só as Escolas do Grupo Especial serão prejudicadas, mas também as do Grupo de Acesso e as que desfilam na Estrada Intendente Magalhães que sonham um dia conseguir chegar às luzes do Sambódromo, em uma transmissão que corre todo o planeta assistida por milhões de telespectadores. Pesquisei durante dois anos a ascensão de uma Escola de Samba desde seu nascimento na fusão de três blocos até a glória efêmera de pouco mais de uma hora de desfile, presenciei o esforço de seus componentes para superar todos os obstáculos e procurar fazer a melhor apresentação nas luzes da  Passarela do Samba.