11.6.17

MORO E DALLAGNOL APARECEM NO ENREDO LAMENTÁVEL DO DESVIO DE DINHEIRO DE CRIANÇAS ESPECIAIS

EMANUEL CANCELLA -

Dallagnol ministrou cursos jurídicos para a Federação de Apae’s. Neste mesmo curso, diversas outras figuras “interessantes” também estiveram presentes, tais como Sérgio Moro, policiais federais e procuradores.

Quando Moro, juiz premiado pela Globo absolveu a mulher de Eduardo Cunha Claudia Cruz jornalista da Globo, causou perplexidade na sociedade. Cláudia Cruz responde a processo por lavagem de dinheiro de mais de US$ 1 milhão provenientes de crimes praticados por Eduardo Cunha. O procurador da Lava Jato, Lima saiu em defesa do chefe,  Moro, a absolvição veio do coração generoso (2).

Alguns jornais denunciaram que Moro absolveu Claudia para livrar a própria mulher Rosangela Moro, envolvida no escândalo das Apae’s (3,4). Adivinha quem é o advogado de Claudia Cruz? O advogado Marlus Arns de Oliveira envolvido com Rosangela Moro nos escândalos da APAE.

Historicamente, as APAEs (Associações de Pais e Amigos de Excepcionais) eram financiadas por doadores voluntários e passou a trabalhar com recursos públicos, a partir de então passaram a pressionar o Congresso Nacional para arrecadar recursos. A escola pública que acolhesse um aluno com deficiência receberia 1,3 vezes o valor original da matrícula; e uma segunda matrícula de 1,3 se houvesse um projeto pedagógico específico para aquela criança... O jogo das Federações de APAES foi escandaloso. Trataram de pressionar o Congresso para elas próprias ficarem com as duas matrículas, preservando o modelo original.

Rosângela Wolff Moro, poderia estar envolvida, uma vez que ela é responsável pelo jurídico das APAEs do Paraná e agora da Confederação nacional das APAEs e o responsável pelo desvio de dinheiro da APAE é o advogado Marlus Arns que trabalha no escritório de Rosangela Moro.

Aí a sociedade começa a entender a generosidade do juiz Sergio Moro em absolver A mulher de Cunha, Claudia Cruz.

“Na outra ponta, o advogado Marlus Arns que trabalha com a mulher de Moro conseguiu a mais ambicionada causa jurídica da atualidade: substituir a misteriosa Beatriz Catta Preta como advogado nos acordos de delação. Nesses acordos, é essencial uma relação de confiança entre o advogado e os membros da Lava Jato. Dependerá deles – e especialmente do juiz – negociar redução de penas e aprovar ou não o conteúdo da delação. Advogados criminalistas do Rio e São Paulo têm cobrado honorários de até R$ 15 milhões de seus clientes enrolados com a Lava Jato. (5)”

A Lava Jato mais do que combater a corrupção é fonte de renda de advogados criminosos quando deveriam ser de criminalistas. A Operação também é fonte arrecadadora de forma ilegal, pois contraria decisão do falecido ministro Teori zavascki,  de cobrar para si 10% dos valores bilionários dos acordos de leniência (6).

Creio que a intensidade de água usada na Lava Jato começa a mostrar sua verdadeira face!

Fonte:

* Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese,  sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”