5.6.17

NO MÊS DA DATA-BASE DOS FRENTISTAS DO ESTADO DO RJ, SINDICATO INTENSIFICA VISITA AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Via SINPOSPETRO-RJ -

A diretoria do SINPOSPETRO-RJ inicia o mês de junho, data-base dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do RJ, lutando por melhores salários e novas conquistas na Convenção Coletiva. O sindicato vai intensificar também, a visita aos postos da Baixada Fluminense e do Sul do estado.

Para orientar os trabalhadores sobre os seus direitos e mobilizar a categoria para a negociação salarial, prevista para começar neste mês, o SINPOSPETRO-RJ vai intensificar a partir de hoje, a visita aos postos de combustíveis e lojas de conveniência da Baixada Fluminense e do Sul do estado. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência, com data-base em 1º de junho, reivindicam aumento real nos salários, Participação nos Lucros e Resultados, reajuste do auxílio-alimentação e criação da função caixa, com pagamento de adicional para o trabalhador.

A diretora Angela Matos, responsável pelo trabalho de base na Baixada Fluminense, diz que as visitas aos postos serão intensificadas para que o trabalhador participe, mais ativamente, das ações do sindicato. “A ideia é fazer com que o trabalhador se mantenha mobilizado e acompanhe o andamento das negociações”.

Segundo a diretora, o trabalhador também pode aproveitar para tirar dúvidas e fazer valer os seus direitos. Ela destaca que as cidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, são recordistas em queixas dos trabalhadores da Baixada. Descontos indevidos no contracheque, falta de escala de folga e supressão do pagamento de horas extras e feriados são as principais irregularidades relatadas pelos empregados dos postos de combustíveis da Baixada Fluminense.

No Sul do estado, o trabalho de base é realizado pelo diretor Lidimar Germano.

REIVINDICAÇÕES - A primeira rodada de negociação dos trabalhadores de postos de combustíveis do estado do RJ ainda não foi agendada, a expectativa é de que o encontro aconteça este mês. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ reivindica para a categoria, que tem data-base em 1º de junho, aumento salarial de 16,36%, Participação nos Lucros e Resultados, reajuste do auxílio-alimentação e criação da função caixa, com pagamento de adicional para o trabalhador.

O Sindicato também vai brigar para conquistar o auxílio-refeição gratuito a todos os empregados, no valor de R$ 20,00 por dia trabalhado. O auxílio-refeição poderá ser substituído por refeição “in natura”, desde que o posto possua restaurante em suas dependências e que funcione em horário compatível. Essa é uma reivindicação antiga da categoria.

CLÁUSULAS SOCIAIS - A diretoria vai lutar também para estender o adicional de periculosidade de 30% a todos os funcionários de postos de combustíveis, que exercem atividades laborais em condições perigosas, de acordo com os parâmetros fixados pelas Normas Regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa cláusula já consta na Convenção Coletiva do município do RJ.

O sindicato reivindica a gratuidade do vale – transporte, assim como convênio médico ambulatorial gratuito aos seus empregados, extensivo aos dependentes legalmente reconhecidos.

JURÍDICO - A diretora Angela Matos lembra aos trabalhadores que tiverem dúvidas com relação ao pagamento ou supressão de direitos, que entrem em contato com o jurídico do sindicato pelo telefone 2233-9926.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ