12.7.17

DIRETORIA DO SINPOSPETRO-RJ AVALIA VISITA AOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Via SINPOSPETRO-RJ -

Verificar o cumprimento das leis trabalhistas e a aplicação das normas regulamentadoras de segurança fazem parte do trabalho da diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que visita diariamente os postos de combustíveis e lojas de conveniência no estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência laboram expostos a produtos que podem causar danos à saúde e risco de acidentes. Para averiguar o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança, o SINPOSPETRO-RJ montou uma Força Tarefa para visitar os postos de combustíveis na cidade do Rio. Além das NRs, os diretores também verificam o cumprimento das leis trabalhistas. Para fazer um balanço da primeira semana de trabalho, a diretoria se reúne nesta quarta-feira (12), às 8h, na sede do sindicato, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

Para agilizar as visitas aos postos de combustíveis, o presidente da entidade Eusébio Pinto Neto, organizou os bairros por grupos e redirecionou o trabalho de base da equipe. Desde a semana passada, o diretor Klebson Patrício, que era responsável pelas bases da Zona Sul e dos bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, foi transferido para a Zona Norte. Em apenas sete dias de trabalho, Klebson Patricio visitou cerca de 100 postos de combustíveis nos bairros de Pilares, Quintino, Engenho Novo, Penha, Vaz Lobo, Vista Alegre, Vila da Penha e Cordovil. Segundo ele, na maioria das empresas as normas de segurança e saúde estão sendo aplicadas corretamente. Klebson alega que o maior número de queixas é referente ao não pagamento dos dias trabalhados em feriados. O diretor diz que o sindicato está tomando providências para resolver os problemas dos trabalhadores.

Na próxima semana, o sindicato vai redirecionar duas equipes de base para a Baixada Fluminense a fim de agilizar os trabalhos na região. Os diretores vão distribuir a tabela com os novos salários dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado, já que a Convenção Coletiva da categoria foi fechada na última quarta-feira (5).

O Sul do estado, conta com uma equipe própria de trabalho que visita, diariamente, os postos de combustíveis da região.

BASE

Atualmente, o sindicato conta nove equipes de trabalho de base. O trabalhador que se sentir desamparado pode entrar em contato com a sede do sindicato pelo telefone 2233-9926 e solicitar a visitar de um diretor ao local de trabalho. Para facilitar o acesso e o trabalho nos postos, os diretores usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência devem aproveitar a visita da diretoria para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário.

Todas as denúncias são encaminhadas para o departamento jurídico do sindicato, que notifica o posto e determina um prazo para que a empresa resolva a irregularidade. Caso o problema persista, as denúncias são encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ