10.7.17

SINPOSPETRO-CAMPINAS/SP EM PARCERIA COM O SINDIMED RETOMA AGENDA DE CURSOS E PALESTRAS SOBRE RISCOS DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO

Via SINPOSPETRO-CAMPINAS -

O presidente do Sindimed, Casemiro Reis, e o dirigente do Sinpospetro-Campinas, "Biro"
Realizados nos postos de combustíveis, os treinamentos oferecidos têm como objetivo conscientizar frentistas e consumidores sobre os perigos do benzeno, substância cancerígena contida na gasolina, e a qual os frentistas estão expostos diariamente. Resultado da parceria entre o Sindicato dos Frentistas de Campinas/SP (Sinpospetro-Campinas/SP), e o Sindimed (Sindicato dos Médicos de Campinas e Região), a atividade, que explica e orienta sobre como ocorre a contaminação, e acerca das medidas de prevenção que devem ser adotadas diariamente no ambiente de trabalho, será retomada no dia 13, próxima quinta-feira. Na data, aproximadamente trinta frentistas do Posto São Martinho, em Campinas/SP, receberão a palestra, que utiliza como recursos um data-show, além da distribuição, entre os participantes, da cartilha “Benzeno: Um Risco à Saúde”.

De acordo com o secretário Geral do Sinpospetro –Campina/SP e membro da Comissão Nacional do Benzeno (CNPBz), Raimundo Nonato de Souza (Biro), também responsável pelos treinamentos, a novidade da atual agenda de cursos é que a ação abrangerá também postos de combustíveis já anteriormente visitados: “Estamos atento à questão da rotatividade de funcionários”, explica Biro. Lançado no final do ano de 2015, o projeto, que já impactou mais de quinhentos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis, foi brevemente interrompido no início de 2017, período em que as ações da entidade estiveram voltadas para as negociações coletivas e a organização da luta contra as reformas regressivas do Governo de Michel Temer.

Benzeno: como se proteger:
– No momento de abastecer, usar bico da bomba no modo automático e se afastar do local;
– Não utilizar panos, flanela ou estopa;
– Lavar sempre e muito bem as mãos, principalmente nos momentos das refeições;
– Se tiver que lavar a roupa de trabalho em casa, não as misture com as demais roupas, lave-as separadamente;
– Jamais retire combustível de um tanque ou outro recipiente aspirando o líquido com a boca. Use bomba de sucção adequada.

*Assessoria de Imprensa Sinpospetro Campinas – Leila de Oliveira