15.8.17

MOSTRA DE FOTOGRAFIAS SOBRE DIREITOS HUMANOS ESTÁ SENDO EXPOSTA NA OAB-MADUREIRA/JACAREPAGUÁ (RJ)

Via ANI -


A Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI inaugurou no dia 2 de agosto a III Mostra Nacional – ANI de Fotografais sobre Diretos Humanos recepcionada pela vice-presidente da OAB Madureira-Jacarepaguá, Janice Santana – e dezenas de convidados. A solenidade especial foi no dia 5 de agosto, saudada pelo presidente da Subseção Remi Martins e sua diretoria. O presidente da ANI jornalista Roberto Monteiro Pinho fez uma breve apresentação do evento aos presentes, para em seguida ser declarada oficialmente aberta a Mostra de Fotografias.

Na oportunidade foi homenageado com a MOÇÃO de merecimento na luta pelas Prerrogativas e dos Direitos Humanos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Madureira/Jacarepaguá-Rio de Janeiro Remi Martins, que destacou em seu pronunciamento a importância do tema Direitos Humanos estar sendo exposto naquele espaço cultural.

O presidente da ANI fez calorosa e pontual saudação aos presentes, destacando o voluntariado da instituição na luta pelas prerrogativas dos jornalistas, tendo para isso instituído o “Plantão das Prerrogativas”, ‘iniciativa inédita’, no segmento da comunicação e do jornalismo. “Eu convoco todos os que batalham pelo fim da censura a imprensa, do combate a mídia hegemônica que está a serviço do estado e não do cidadão, e proclamou união em defesa da liberdade de expressão numa aliança nacional com a Ordem dos Advogados do Brasil, pela causa comum que nós defendemos” – destacou.

DIREITO CIVIS - Sem dúvida o maior destaque da instituição é o Plantão das Prerrogativas e a valorização dos jornalistas independentes, mídias sociais, bloguistas, fotojornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. Neste sentido muitas ações já foram e estão sendo realizadas, com pleno êxito na defesa dos que nos procuraram para acionar os agressores e violadores dos direitos civis.

Eis alguns pontos da saudação:

(...) O suporte e defesa da livre manifestação e o combate a censura é prioridade na ANI.

- Jornalistas de todo mundo conectado na rede social com a Associação Nacional, Internacional de Imprensa – ANI interagem com a entidade.

- A ANI defende de forma intransigente a Liberdade de Expressão e o Direito de Resposta garantido no texto da Constituição da República.

- Defende um Estado Livre, Democrático e de Direito.

Números de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas – FGV apontam que a confiança dos brasileiros na Imprensa escrita passou de 44% no ano passado, para 47% este ano.

A imprensa não esmorece se mantêm informativa e combativa,  porém 89 jornalistas e repórteres e fotógrafos, pagaram com a própria vida em 2016, quando no exercício da profissão.

Isto significa para todos nós, mais responsabilidade no informar, maior atenção as questões sociais e a preservação do estado de Direito e Democrático.