21.8.17

PESQUISA AVALIA RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR BENZENO E A SEGURANÇA NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE BRASÍLIA

Via FENEPOSPETRO -

Universidade de Brasília desenvolve projeto junto com o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal para avaliar risco ocupacional ao benzeno nos postos de Ceilândia.


Para verificar o risco ocupacional de contaminação por benzeno e a forma como os trabalhadores utilizam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), a Universidade de Brasília realiza neste mês, uma pesquisa de campo em 21 postos de combustíveis de Ceilândia, a maior cidade do Distrito Federal. A pesquisa: “Percepção de Risco e atos inseguros de frentistas de postos” é realizada em parceria com o Sindicato dos Frentistas de Brasília. Segundo o presidente da entidade, Carlos Alves, até o final de agosto serão ouvidos cerca de 150 trabalhadores.

Fora o espaço junto às bombas, os pesquisadores avaliam quais são os pontos no ambiente laboral do posto de combustíveis onde há maior concentração de hidrocarbonetos. Eles também investigam em que horário do dia há maior concentração de benzeno no ar. Essa pesquisa servirá de pontapé inicial para o sindicato desenvolver um projeto sobre saúde ocupacional nos postos de combustíveis.

Segundo Carlos Alves, o projeto teve início por Ceilândia por se tratar de uma cidade populosa. Os pesquisadores querem comparar o grau de risco do trabalhador exposto a agentes tóxicos como o benzeno e a poluição ambiental. Carlos Alves afirma que com o relatório da pesquisa poderá saber quais são as verdadeiras condições de trabalho no ambiente insalubre e periculoso que é o posto de combustíveis.

PESQUISA - A pesquisa de campo é feita duas vezes por semana com a participação direta do sindicato. Durante a entrevista com os frentistas, os pesquisadores procuram saber se a categoria tem conhecimento do risco de contaminação por benzeno e se reconhecem a toxicidade dos combustíveis. Além do risco de contaminação por hidrocarbonetos, os pesquisadores verificam também o limite de ruído no ambiente laboral.

RISCOS DE EXPOSIÇÃO - A contaminação pelo benzeno pode ocorrer pelas vias aéreas, oral e cutânea. A exposição pela via oral é mais incomum, mas pode acontecer pela contaminação da água. O trabalhador do posto está mais suscetível a contaminação pela via aérea e cutânea. O maior risco de contaminação é pelo ar - vias aéreas -, já que todo o vapor da gasolina contém benzeno numa quantidade considerável.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro