17.8.17

“SABEREMOS COMBATER A OFENSIVA DO GOVERNO”, DIZ DIRIGENTE SINDICAL DOS FRENTISTAS EM ENTREVISTA À TVB – RECORD

Via SINPOSPETRO-CAMPINAS -


“Os sindicatos saberão fazer frente à maior ofensiva já praticada contra as entidades de trabalhadores, e cujo próximo alvo é a Justiça do Trabalho”. A avaliação é de Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas e região – Sinpospetro- Campinas/SP, e vice- presidente da Federação Nacional dos Frentistas- Fenepospetro : “Já existe entre os influenciadores da nova Lei trabalhista um movimento em busca de desqualificar publicamente os Juízes do Trabalho”, alertou. Na gravação para o “Notícias em Debate”, programa de entrevistas da TVB Record, na terça-feira (15), em Campinas-SP, ele destacou o desemprego como principal marca do Governo de Michel Temer, e criticou as mudanças trabalhistas que entrarão em vigor em 120 dias, aprovadas “à revelia da vontade da sociedade, do Ministério Público do Trabalho, e dos órgãos de proteção dos direitos dos trabalhadores”.

Fim do Imposto Sindical - Francisco Soares de Souza observou que a medida, um dos pontos da Lei 13.467, agrava o desequilíbrio entre as relações de trabalho na medida em que abala financeiramente todo o Movimento Sindical. Ele entende, porém, que os sindicatos, obrigados agora a se reorganizarem do ponto de vista da atuação, que deverá ser mais orientada paras as bases, e de estrutura, sairão deste processo renovados e fortalecidos.

Função social dos Sindicatos - Francisco Soares destacou que os sindicatos têm na rede de suporte assistencial em atendimento jurídico, saúde, lazer e educação que serve aos trabalhadores, uma maneira de ir além da sua função principal de luta permanente para proteger os Direitos de seus associados: “O fato é que viemos ao longo dos anos desempenhado junto à sociedade papel que faz parte das obrigações do Governo”, lembrou.

Luta - O sindicalista durante a gravação anunciou ainda a realização do Congresso de Dirigentes dos Frentistas, programado para ocorrer no mês de setembro, em Fortaleza/CE, ocasião em será definida a agenda de enfrentamento da categoria à nova Lei Trabalhista, entre outros assuntos,como a luta pela democracia e retomada da soberania nacional.

A entrevista de Francisco Soares de Souza para o “Notícias em Debate” será veiculado pela TVB Record Campinas/SP, no dia 21 de agosto, próxima segunda- feira, às 12h00. O conteúdo ficará disponível no site www.tvb.com.br/noticiasemdebate, nas redes sociais do presidente sindical e no site do Sinpospetro-Campinas.


A entidade - Existente há mais de 25 anos, a categoria dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência soma mais de quinhentos mil trabalhadores, representados em todo o país por mais de cinquenta sindicatos. Congrega esse contingente a Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro, presidida por Eusébio Pinto Neto, presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro, e a Federação Estadual dos Frentistas – Fepospetro, presidida por Luiz Arraes. Ambas estão sediadas em São Paulo, Estado que reúne cerca de 100 mil trabalhadores.

* Leila de Oliveira – Assessoria de Imprensa do Sinpospetro Campinas