28.9.17

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA SOBRE BENZENO E SAÚDE, PARCERIA DA FEPOSPETRO COM O MPT

Via FEPOSPETRO -


Promovida pela Federação Estadual dos Frentistas- Fepospetro- em parceria com a Procuradoria do Trabalho do município de Bauru-SP, a campanha “Benzeno não é Flor que se cheire”, cujo lançamento ocorrerá no dia 10 de outubro, no Sinpospetro Campinas/SP, teve a sua programação definida pela comissão organizadora reunida no último dia 25 no Sinpospetro de Osasco-SP. Abrangente aos dezesseis sindicatos dos frentistas de São Paulo e aos cem mil trabalhadores do Estado, a campanha tem por objetivo conscientizar trabalhadores em postos de combustíveis sobre os riscos da exposição ocupacional ao benzeno, substância química e cancerígena presente nos combustíveis.

O Evento: Programado para acontecer das 09h as 13h, no auditório do sindicato, o lançamento da Campanha reunirá público participante de cento e vinte pessoas, entre os quais Procuradores do Ministério Público de São Paulo, representantes do MTE, de instituições de proteção ao trabalhadores e de entidades patronais, além de autoridades políticas e do presidente da Fenepospetro – Federação Nacional dos Frentistas- Eusébio Pinto Neto. O evento contará com palestras das pesquisadoras da Fundacentro de São Paulo Arline Sydneia Abel Arcuri e Patrícia Moura Dias acerca dos temas “Acordo Nacional e nova Portaria do Benzeno” e “Exposição Ocupacional ao Benzeno: o papel das entidades de trabalhadores”.

Durante a solenidade o secretário de Saúde da Fepospetro e dirigente do Sinpospetro – Campinas, Raimundo Nonato de Souza (Biro) fará um balanço das atividades de prevenção ao benzeno, desenvolvidas de forma permanente pelo Sinpospetro- Campinas nos postos das vinte e três cidades que formam a base da entidade.

A Campanha: De acordo com Luiz Arraes, presidente da Fepospetro e membro da comissão organizadora, será apresentado durante o evento o cronograma das ações da campanha, o qual envolverá, ao longo de três etapas divididas em quinze meses, a produção e distribuição de cem mil cartilhas e de milhares de camisetas e adesivos, além da realização de palestras e seminários. O mesmo calendário inclui também a produção de vídeos para redes sociais, peças para a web e a instalação de 12 outdoors em rodovias , fazendo-se em todos esses materiais menção ao acordo com o MPT.

Apoio: A Fundacentro e o Cerest, entidades referência em saúde e segurança ocupacional, darão apoio à Fepospetro no que refere ao conteúdo programático de todo o material previsto na tarefa de trabalhar, na ação, mensagem de prevenção aos riscos da exposição ao benzeno.

Comissão: Nos próximos dias, cuidará de formalizar os ofícios e o envio de convites, e  de definir os detalhes finais de recepção do evento a comissão organizadora da campanha “ Benzeno não é Flor que se cheire" formada por Luiz Arraes, presidente da Fepospetro, Raimundo Nonato de Souza, secretário geral do Sinpospetro-Campinas/SP e membro da Comissão Nacional do Benzeno (CNPBz), Vanderlei Roberto dos Santos, Secretário Geral do Sinpospetro de São Paulo, Antonio Marco dos Santos, presidente do Sinpospetro de São José do Rio Preto/SP, e Sueli Camargo, Presidente do Sinpospetro de Sorocaba/SP.

Serviço:
Lançamento da campanha “Benzeno não é flor que se cheire”
Data: 10 de outubro de 2017
Horário: das 09h às 13h
Local: Sinpospetro Campinas/SP
Endereço: Rua regente Feijó, n. 95 – centro- Campinas/SP
Informações: 11- 5084-5591

* Assessoria de imprensa / Leila de Oliveira