13.9.17

ESCRITORA ISA COLLI CONQUISTA PÚBLICO E CRÍTICA NA MAIOR FEIRA LITERÁRIA DO BRASIL

ILUSKA LOPES -

Autora marcará presença na Feira de Frankfurt, na Alemanha.

Colégio Catorze de Novembro, presente!
A escritora Isa Colli foi um dos nomes de destaque na Bienal Internacional do Livro, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A autora ítalo-brasileira, que mora atualmente na Bélgica, realizou um Chocolate Literário nos dias 8 e 9, no estande da editora cearense Imeph. Com simpatia e simplicidade, Isa chamava a atenção de quem passava pelos corredores da maior feira literária do Brasil. O evento ficou lotado nos dois dias, tanto por seus admiradores, quanto por novos leitores. "A Bienal foi um marco na minha carreira.Tive a oportunidade de retribuir a todo o carinho que recebo, principalmente das crianças", destacou a autora.

Para a escritora, essa proximidade com o público infantil é fundamental. "É uma troca. Eu ganho muito com essas conversas. As crianças de hoje são inteligentes e críticas. É o melhor retorno para o meu trabalho", garante Isa Colli.

No primeiro dia (8), a autora conversou com alunos de escolas públicas de São João de Meriti e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região carente do Rio. Eles aproveitaram cada momento ao lado da escritora. Algumas estavam na Bienal pela primeira vez. "Me senti realizada ao proporcionar alegria a essas crianças tão carentes. Tenho a certeza de que elas levaram para suas vidas a sementinha da literatura, do prazer da leitura", afirmou.

Para Esther Crisóstomo, de 10 anos, a tarde foi inesquecível: "gostei muito de vir aqui. A Isa Colli é muito simpática e a Bienal é gigantesca. Não imaginava que seria tão divertido."

No segundo dia (9), Isa voltou a se emocionar com a visita de Pablo, que aprendeu a ler com um dos livros da autora.

"Eu pedi ao meu pai para conhecer a Isa. Eu gosto muito das histórias dela", disse o pequeno leitor, já com um novo livro na sacola.

Isa Colli cercada por fãs e admiradores
Lançamento

No evento, a escritora lançou oficialmente, no Rio de Janeiro, 'Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas' e 'A Fazendinha'. O primeiro conta a história de duas abelhas empreendedoras que resolveram fundar uma fábrica de doces no lugar em que vivem, a Aldeia Moinho. A fábula ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao outro e a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes.

Já em 'A Fazendinha', a temática de fundo é a sustentabilidade. O livro relata o passeio de um grupo de amigos a uma fazenda onde os alimentos são cultivados de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos. As crianças da história compreendem o processo que envolve o cultivo e a comercialização de alimentos orgânicos e entendem a necessidade de o ser humano se manter em harmonia com a natureza.

Feira de Frankfurt

Após a Bienal, a autora já tem novo compromisso literário: estará na Feira de Frankfurt, entre os dias 11 e 15 de outubro, na Alemanha.

Conquistando o mundo

Ao todo, Isa já publicou sete livros infantis e um romance. Todos são distribuídos em livrarias do Brasil, Angola, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, EUA, Irlanda, Reino Unido e Itália. No Brasil, sua obra integra o calendário de alguns colégios como material de apoio, devido ao conteúdo socioeducativo das histórias.