14.9.17

EX-SECRETÁRIO DE EDUARDO PAES, E MAIS 10 VIRAM RÉUS NA LAVA JATO; ENQUETE: QUANTO DINHEIRO CABE NUMA VALISE?

ILUSKA LOPES -

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro contra o ex-secretário de Obras do ex-prefeito Eduardo Paes Alexandre Pinto, e outros 10 investigados por participação do esquema que teria desviado R$ 36 milhões em obras da Transcarioca e da recuperação da Bacia de Jacarepaguá.

Além de Alexandre Pinto, tornaram-se réus Laudo Aparecido Dala Costa Ziani, Vanuza Vidal Sampaio, Eduardo Fagundes de Carvalho, Ricardo da Cruz Falcão, Alzamir de Freitas Araújo, Carlos Frederico Peixoto Pires, Antonio Carlos Bezerra, Alexandre Luiz Aragão da Silva, Antonio Cid Campelo Rodrigues e Reinaldo Assunção Silva.

***
Quanto dinheiro cabe numa valise?


Uma rápida enquete com os leitores: quanto dinheiro o ex-ministro Geddel Vieira Lima carregava na sua valise ao chegar, na sexta-feira passada à penitenciária da Papuda, em Brasília, preso por guardar 51 milhões de reais em espécie, dentro de oito malas e sete caixas de papelão? A valise passa a ser, assim, a terceira forma de depósito de recursos de origem ainda não identificada ou ilícita.

Seu ex-colega de ministério, Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil de Temer, condescendente, definiu: se fossem cinco milhões de reais, ou 10% da grana toda, Geddel talvez conseguisse se explicar.

Eis, portanto, um novo parâmetro para considerar o grau de corrupção no Brasil.

***
Agendinha...

A posse da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge no cargo de procuradora-geral da República foi confirmada para as 8 horas da manhã do dia 18 de setembro, no auditório Juscelino Kubitschek, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

O novo horário concilia-se com a agenda do "presidente" Michel Temer, que presidirá a cerimônia mas que, nessa mesma data, terá compromissos nos Estados Unidos. Raquel Dodge ocupará, também, o cargo de presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).