11.9.17

REFORMA TRABALHISTA PREOCUPA FRENTISTAS DO ESTADO DO RJ

Via SINPOSPETRO-RJ -

Trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência procuram a subsede do SINPOSPETRO-RJ, em Volta Redonda, no Sul do estado em busca de informações sobre as mudanças nas leis trabalhistas.

As alterações no mercado de trabalho, com a entrada em vigor em novembro da Lei da Reforma Trabalhista, acenderam a luz de alerta dos frentistas no Sul do estado do Rio de Janeiro. A procura por informações na subsede do Sindicato dos Frentistas em Volta Redonda cresceu nas últimas três semanas. A maioria dos trabalhadores busca informações sobre quem vai representar a categoria com a nova lei. Para se proteger muitos estão se associando ao sindicato.

Segundo a funcionária da subsede, Vanusa Santos, a maior dúvida dos trabalhadores é com relação aos pontos da reforma: redução da intrajornada para meia hora; a liberação para mulher gestante ou lactante trabalhar próximo às bombas e a homologação no sindicato.

No mês passado, o SINPOSPETRO-RJ constatou que o número de ressalvas na rescisão do contrato de trabalho aumentou 99%. De acordo com Vanusa, o trabalhador que homologa fora do sindicato corre o risco de ser lesado em cerca de R$ 600,00. De vinte rescisões contratuais feitas por semana na subsede do sindicato, 19 apresentam erros de cálculos. Ela alerta que não são apenas os erros nos cálculos que aumentaram, mas também o abuso de poder.

DIREITOS - A homologação feita no SINPOSPETRO-RJ protege o trabalhador e garante a defesa dos seus direitos. O sindicato tem à disposição da categoria uma equipe de homologação que realiza e confere os cálculos de todas as verbas rescisórias devidas pelo patrão ao empregado, corrigindo qualquer contradição. A maior parte dos processos trabalhistas dizem respeito a rescisão de contratos de trabalho.

As homologações dos trabalhadores do Sul Fluminense podem ser feitas todas as quartas-feiras, na subsede de Volta Redonda, que fica na Rua quinze, nº 5, no bairro Conforto. O telefone para contato é (24) 3348-4955.

JURÍDICO - Todas as quartas-feiras os trabalhadores do Sul do estado contam com atendimento jurídico na subsede de Volta Redonda, que fica na Rua Quinze, no bairro Conforto.

DENTISTA - O Sindicato também oferece tratamento odontológico para os associados e seus dependentes na subsede de Volta Redonda. A dentista Rita Carneira atende as quartas-feiras de 14h as 18h e as sextas-feiras de 8h as 12h. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (24) 3348-49-55.

SUL DO ESTADO - O SINPOSPETRO-RJ representa cerca de três mil trabalhadores nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ