1.10.17

1º DE OUTUBRO! HÁ 68 ANOS ERA FUNDADA A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA [VÍDEO]

LUCAS RUBIO -

Em um dia como esse, em 1º de outubro de 1949, os povos da China se reuniram na Praça Tiananmen, no coração de Beijing, para ouvir o Presidente Mao Zedong (ou  Mao Tse-tung) pronunciar palavras que iam entrar para a História.

A China por milhares de anos passou por tempos obscuros, noites sombrias de tempestades e nevascas. Por décadas, o Partido Comunista da China, liderado por Mao Zedong, havia travado duras batalhas contra o invasor japonês e contra o Kuomintang. A luta foi árdua e o povo chinês sempre esteve ao lado do Partido e do Exército Vermelho de Libertação Nacional.

Mas o dia finalmente havia chegado, o dia do Sol nascer e brilhar em toda a Nação! O Dia da Vitória do povo chinês!

Milhares e milhares de trabalhadores, operários e intelectuais lotaram a Praça Tiananmen com bandeiras vermelhas e espírito de Vitória. Todos os olhos e ouvidos concentravam-se com muita atenção para ouvir como as palavras do Presidente Mao balançavam o mundo. Ele chega ao microfone, na tribuna da Cidade Proibida, e grita ao mundo as palavras libertadoras: "A República Popular da China e o Governo Central Popular foram proclamados hoje! O povo chinês se levantou!".

A Praça inteira irrompe em gritos de júbilo e alegria sem fim! Milhares de anos de opressão haviam ficado para trás e o governo popular havia sido estabelecido. Era o ápice da Revolução Chinesa, que alcançava sua vitória total. O antigo governo do Kuomintang, perdedor da guerra civil e que representava os interesses do imperialismo na China, foge para Taiwan.

Em seguida, após o discurso do Presidente Mao, foi realizada uma gigantesca parada militar, que inauguraria uma era de belas cerimônias populares.

A partir de então, a China embarcaria em décadas de desenvolvimento social e econômico, numa Revolução que influenciou o mundo todo e continua influenciando até hoje. Promoveu a libertação da mulher como nunca antes e trouxe mudanças profundas na China.

GLÓRIAS AO 1º DE OUTUBRO! GLÓRIAS À REPÚBLICA POPULAR DA CHINA! VIVA O PRESIDENTE MAO!!!

万岁! 万岁! 万岁!(Viva! Viva! Viva!)
---
Confira o exato momento que o Presidente Mao proclama a República Popular da China: