5.10.17

“A PEQUENA PRISÃO”, LIVRO DE IGOR MENDES, SERÁ LANÇADO DIA 19/10 NA UERJ

REDAÇÃO -

“Este grande livro vale por estantes inteiras de livros de criminologia. Seus leitores percorrerão todos os caminhos do grande encarceramento, tal como ele se apresenta no Brasil contemporâneo”. (Do Prefácio, pela professora Vera Malaguti Batista). O sistema penitenciário visto por dentro, um encontro entre literatura, depoimento e política.

Lançamento de "A Pequena Prisão" em São Paulo, no Sesc Ipiranga/Foto: Bruna Freire.
A Pequena Prisão” é um relato sobre os quase sete meses em que Igor Mendes esteve preso no Complexo Penitenciário de Gericinó – o maior complexo prisional da América Latina – em decorrência das manifestações de 2013 e 2014. “Aquela irrupção de ar puro” – segundo a Professora Vera Malagutti pontuou no Prefácio – “foi seguida de uma brutal perseguição penal com o aval dos governos federal, estadual e municipal, com o auxílio descarado e implacável da grande mídia”. Foi deste processo de conflitos, resistências e do encontro com a realidade dramática do submundo carcerário que nasceu este livro.

A obra começou a ganhar contornos ainda detrás dos muros da prisão. Forjou-se, segundo o autor, “nas inúmeras cartas que escrevi e recebi, nos artigos precários que redigi e que os companheiros solidariamente publicaram, nas observações prolongadas, permeadas por dúvidas, mas principalmente pela certeza de que é necessário seguir em frente. Afinal, se nos querem calar, não é ainda mais necessário que falemos?”.

A pequena prisão” não pretende ser apenas mais um relato de cadeia. Como o próprio título sugere, pensar o sistema prisional atualmente é uma chave para refletirmos sobre a própria sociedade que estamos construindo nestes princípios de século XXI. Na Apresentação, Christiane Jatahy pontua que se trata de uma “importante reflexão nos dias de hoje, em que os grandes roubos políticos e sociais permanecem impunes, enquanto pobres e pretos morrem aglomerados nos ‘ novos navios negreiros’ chamados presídios”.

O Lançamento:
Debate sobre a obra e intervenção artística da atriz Soraya Ravenle

O livro foi lançado nos dias 23 e 24 de setembro no SESC Ipiranga, em São Paulo. Agora, é a vez de “A pequena prisão” abrir-se para o Rio de Janeiro. O evento ocorrerá no próximo dia 19 de outubro, às 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UERJ. Pretende-se abarcar, nesta atividade, a multiplicidade de temas que perpassam todo o livro, como caminhos que se entrecruzam e dialogam: a política e a literatura, as Jornadas de Junho e a realidade carcerária, a pequena prisão e a grande prisão.

O evento iniciará com a interpretação de trechos do livro pela atriz Soraya Ravenle. Na sequência, ocorrerá uma discussão sobre a obra, com a participação de Igor Mendes e da Professora Vera Malaguti (professora de Criminologia da UERJ e secretária-executiva do Instituto Carioca de Criminologia), mediado pela jornalista Fafate Costa (professora da UFRRJ). Ao final, ocorrerá sessão de assinaturas pelo autor.

Serviço:
Data e hora: Dia 19 de outubro, às 18h.
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 7° andar, campus Maracanã.
Página no facebook: A Pequena Prisão, de Igor Mendes http://www.facebook.com/apequenaprisaodeigormendes/

*Divulgação/assessoria de imprensa