5.10.17

AÇÕES DOS SINDICATOS DOS FRENTISTAS EM TODO O PAÍS VÃO MARCAR LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO AO BENZENO

Via FENEPOSPETRO -

O risco do benzeno para saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência e as medidas preventivas para evitar a contaminação pelo produto tóxico serão abordados na Campanha de Conscientização realizada pelos Sindicatos dos Frentistas de todo o país para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno.


O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno é celebrado hoje, 5 de outubro, mas em todo o país os Sindicados dos Frentistas realizarão, durante todo esse mês, ações para lembrar o risco do produto para a saúde do trabalhador. A luta para adequar as normas regulamentadoras, preservar à saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência e melhorar a qualidade do ambiente laboral teve início com a entrada de representantes da categoria na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

As adequações na NR 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e do Anexo II da NR 9, sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis são fruto do trabalho desenvolvido pela Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) e pelos sindicatos da categoria de todo país. Em parcerias com o Ministério do Trabalho (MT), secretarias estaduais de saúde, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e universidades, os sindicatos produziram pesquisas científicas sobre o processo de trabalho do frentista e os impactos à saúde e a segurança produzidos pela exposição ao benzeno contido na gasolina.

BENZENO

Não há limite seguro para a exposição ocupacional ao benzeno, mesmo quando a avaliação no posto de combustíveis não apresenta concentração acima do nível aceitável pelos pesquisadores. Para cada mil litros de gasolina comercializados no posto de combustíveis, 1,3 litro evapora durante o abastecimento. Essa perda provoca a contaminação do meio ambiente e aumenta o risco de danos à saúde do trabalhador. Em 2011, um frentista morreu em Dourados, Mato Grosso do Sul, em consequência da exposição ao benzeno. Atestado registrado na época dava conta que “o paciente Gilberto Filiu apresentou exposição ocupacional ao benzeno durante 29 anos e morreu devido à insuficiência hepática, agravada pela intoxicação crônica ao benzeno (benzenismo).

AÇÕES

SP - A Federação dos Frentistas do Estado de São Paulo (FEPOSPETRO) e seus 16 sindicatos filiados, que representam 100 mil trabalhadores, vão lançar na próxima terça-feira (10) em parceria com a Procuradoria do Trabalho do município de Bauru, a campanha “ Benzeno não é Flor que se cheire”. Além de palestras e do trabalho de conscientização nos postos, serão instalados 12 outdoors em rodovias.

RJ - No Rio de Janeiro, o SINPOSPETRO-RJ vai realizar manifestações em postos nos dias 25 e 26 de outubro. As ações serão focadas na questão do abastecimento consciente. O sindicato vai chamar a atenção do frentista para o risco de abastecer os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível.

BA - Em Salvador, o Sindicato dos Frentistas (SINPOSBA) desenvolve junto com o Ministério Trabalho o projeto “Notificação Coletiva”. Através dessa ação, o sindicato está fazendo com que os postos de combustíveis cumpram o anexo II da NR 9. Na região metropolitana de Salvador mais de 400 postos já estão cumprindo o item 11.3 do anexo que determina que as empresas lavem os uniformes dos frentistas pelo menos uma vez por semana.

MS - Desde a morte do frentista Gilberto Filiu o Sindicato do Mato Grosso do Sul se tornou ainda mais combativo na questão da segurança e saúde nos postos de combustíveis. Numa ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com Ministério do Trabalho (MT), o sindicato está fazendo com que os postos do estado cumpram o anexo II da NR 9. O objetivo da ação é fiscalizar e notificar 640 postos no estado para que os itens do anexo II sejam implantados.

LUTA FRENTISTA

As primeiras medidas de proteção ao benzeno surgiram em 1991, quando os trabalhadores das indústrias petroquímicas se mobilizaram para reduzir os riscos de contaminação pelo produto. Na época, os trabalhadores dos postos de combustíveis ficaram de fora do acordo nacional do benzeno.

Com a criação do primeiro sindicato dos Frentistas, em São Paulo e da FENEPOSPETRO, em 1992, os trabalhadores organizados passaram a reivindicar e lutar pelos seus direitos, dentre eles, a saúde e a segurança no ambiente laboral.

A participação dos representantes dos frentistas do Rio de Janeiro, Bahia, Campinas e Guarulhos (SP) e do Mato Grosso do Sul na CNPBz, na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-20 e na Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis foi essencial para a construção de leis sólidas que preservam a vida do trabalhador.

DATA

O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno é celebrado no dia 5 de outubro, em homenagem a Roberto Krappa, funcionário de refinaria que morreu nesse dia em 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição ao benzeno. Ele trabalhou durante 11 anos na refinaria da Petrobras sem saber que seu organismo estava sendo diariamente contaminado. A data tem por objetivo conscientizar os trabalhadores que manuseiam produtos que contém benzeno sobre os riscos do agente químico que é altamente cancerígeno.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro