16.10.17

FEPOSPETRO SE REÚNE NESTA TERÇA-FEIRA (17) COM SINDICATOS FILIADOS EM CONTINUIDADE À CAMPANHA SOBRE BENZENO

Via FEPOSPETRO -

Parceria a Federação dos Frentistas de São Paulo (Fepospetro) com a Procuradoria do Trabalho de Bauru/SP, campanha “ Benzeno não é flor que se cheira” teve lançamento realizado no  Sinpospetro-Campinas/SP na última terça-feira (10).


Com início agendado para as 10 horas, na sede da Fepospetro, em São Paulo, a reunião convocada por Luiz Arraes, presidente da entidade, vai debater com os dirigentes dos dezesseis sindicatos filiados a próxima etapa da campanha “Benzeno não é flor que se cheira”. Abrangente aos cem mil trabalhadores do Estado, a campanha prevê quinze meses de atividades de divulgação através de diversos tipos de materiais, incluindo 12 outdoors, de medidas preventivas ao benzeno, substância cancerígena presente nos combustíveis.

O plano, segundo Luís Arraes, é alinhar o conteúdo programático da campanha às normas da nova Portaria do Benzeno (anexo II da NR 9), que começou a valer em 22 de setembro de 2017.

Resultado da luta dos frentistas de todo o país para reduzir o risco de contaminação por benzeno e garantir mais segurança à saúde do trabalhador, o anexo de 14 itens traça mudanças a serem implantadas de forma gradativa nos 39 mil postos de combustíveis do país. Uma das mais importantes, já em vigor, é a proibição em todo o país do costume de abastecer o veículo após o acionamento da trava de segurança das bombas, que devem estar equipadas com bico automático. Também está proibida a prática de transferência de combustíveis com o uso de mangueira e sucção oral, a utilização de de flanelas e panos para a contenção de respingos, entre outras.

“É impossível o trabalhador agir diante daquilo que ele pouco conhece, por isso queremos nesta campanha divulgar de forma clara todas essas mudanças”, explica Arraes, que também lidera a comissão da Campanha formada por Raimundo Nonato de Souza, secretário-geral do Sinpospetro-Campinas-SP e membro da Comissão Nacional do Benzeno (CNPBz), Vanderlei Roberto dos Santos, secretário-geral do Sinpospetro de São Paulo, Antonio Marco dos Santos, presidente do Sinpospetro de São José do Rio Preto-SP, e Sueli Camargo, presidente do Sinpospetro de Sorocaba-SP.

* Assessoria de Imprensa da Fepospetro- Leila de Oliveira