25.11.17

1- STF MANDA INQUÉRITO CONTRA O SANTO DA ODEBRECHT PARA O STJ; 2- HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE 4 ANOS DE APREENSÃO DO HELICOCA, DOCUMENTÁRIO [VÍDEO]

REDAÇÃO -


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu na quarta-feira (22) um inquérito que investiga o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O procedimento, distribuído para o gabinete da ministra Nancy Andrighi, que deve relatar o caso, foi enviado do Supremo Tribunal Federal ao STJ, já que governadores têm foro privilegiado e respondem a procedimentos judiciais nesta corte.

O inquérito, aberto a pedido do Ministério Público Federal, corre em segredo de Justiça. O nome do governador não aparece na página do tribunal que permite o acesso e a consulta a processos. A Corte informa apenas que o “requerido”, ou seja, o alvo da investigação, está “em apuração”. Diz também que o procedimento está relacionado ao “direito penal”.

Nesta semana, parlamentares do PT foram à Procuradoria-Geral da República (PGR) para reclamar da lentidão de investigações contra Alckmin no âmbito da Operação Lava Jato. O governador foi citado por delatores da Odebrecht, que disseram ter pago cerca de R$ 10 milhões, em caixa 2, para campanhas do governador em 2010 e 2014. Um cunhado de Alckmin teria recebido os valores.
.x.x.x.
Nas planilhas da Odebrecht, Alckmin recebeu a alcunha de Santo. (via Gazeta do Povo)

***
Homenagem ao aniversário de 4 anos de apreensão do Helicoca

No dia 24 de novembro de 2013, a Polícia Federal interceptou a aeronave que pertencia à empresa do então deputado estadual Gustavo Perrella, filho do senador Zezé Perrella. Nenhum dos dois respondeu judicialmente. Em 2016, Gustavo foi nomeado Secretário Nacional do Futebol do governo Temer. (via DCM)