24.11.17

CONSELHO CURADOR REPUDIA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA RACISTA DE INTERVENTOR DA EBC

NOTA de Repúdio de integrantes do Conselho da EBC -


Nós, integrantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação - cassado - repudiamos qualquer tipo de manifestação racista e não podemos aceitar em silêncio posicionamentos como o manifestado pelo interventor da EBC, Laerte Rimoli (foto), em comentário na internet contra a atriz Taís Araújo, sua família e consequentemente contra toda sociedade brasileira.

Silenciar diante do abominável racismo manifestado por Laerte Rimoli é de alguma forma compactuar com o que foi feito, ainda mais pelo fato deste senhor ocupar a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mesmo como interventor, já que foi imposto de forma ilegal pelo atual governo no ano passado, em seguida a um golpe parlamentar, midiático e judicial.

Como integrantes do cassado Conselho Curador da EBC entendemos que devemos nos manifestar publicamente contra o que foi divulgado por Laerte Rimoli, que demonstrou total desrespeito ao povo negro, que historicamente vem sendo objeto de discriminação inaceitável ao longo da história brasileira.

Vale assinalar também que a manifestação racista de Laerte Rimoli foi feita exatamente no mês da Consciência Negra, no perfil pessoal do facebook do presidente da EBC. Além disso, foi divulgado em horário de seu expediente na condução da empresa, em choque com os fundamentos da comunicação pública que tem de ser diversa, inclusiva e plural.

Laerte Rimoli na prática mostrou-se avesso a esses fundamentos e não pode continuar no cargo que ocupa, já que descumpre a legislação que regulamenta a EBC. Nós, Conselheiros e Conselheiras, cassados de forma ilegal, seguimos atentos(as) e mobilizados(as), como fazemos agora, para vir a público denunciar o racismo e exigir a exoneração e as providências cabíveis contra o sr. Laerte Rimoli.