7.11.17

A REVOLUÇÃO SOVIÉTICA FUNDOU UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE

LUCAS RUBIO -


Hoje é 7 de novembro! Uma data que balançou o mundo inteiro porque há exatos 100 anos um sonho se tornava realidade. O mundo testemunhava, em 7 de novembro de 1917, a vitória do povo das Rússias sobre o passado obscuro de submissão e capitalismo.

Hoje o mundo inteiro se volta para os eventos que há 100 anos mudaram o mundo que conhecíamos. Diversas mídias de várias partes do planeta noticiam, com a carga reacionária, é claro, que a Revolução completa um século de idade. Camaradas do mundo inteiro estão reunidos em Leningrado e Moscou para comemorar a grandiosa data, inclusive camaradas do Brasil. Mas o que é isso? O que significa isso?

Há um século, os bolcheviques, liderados pelo grande Lenin, ascendiam ao poder tomando o Palácio de Inverno, onde Kerensky e seu governo provisório mantinham a Rússia na guerra e nas mãos dos ricos. Lenin e o povo russo venceram. Pés de operários, camponeses, soldados populares e pessoas do povo pisavam pela primeira vez nos cômodos do opulento Palácio de Inverno, construído com o sangue e sofrimento deles e outrora símbolo da luxuosidade extremada e fútil do Tsar e sua família, que mergulhavam em ouro enquanto o povo passava fome.

A Grande Revolução de Outubro ocorreu em 25 de outubro de 1917 pelo antigo calendário que a Rússia adotava; em datas do nosso calendário, isso se deu em 7 de novembro.

As bandeiras vermelhas sobem, os conselhos de trabalhadores, os sovietes, tomam o poder. As mudanças começam a acontecer imediata e diariamente: o país sai da Primeira Guerra Mundial, um conflito de caráter imperialista, as terras são expropriadas, a burguesia e aristocracia são expulsas do país, a alfabetização começa a ser o novo lema de um lugar onde quase 100% do povo não sabia ler e o país inteiro começa a marchar rapidamente para o futuro. "Paz, pão e terra!" e "Todo poder aos sovietes!". Eram as bandeiras da Revolução. E isso era extremamente perigoso para a burguesia mundial. Para ela, a Revolução dos pobres deveria ser interrompida para que não se espalhasse. A Rússia precisava voltar à sua condição submissa. É então que mais de 10 nações iniciam uma invasão para destruir a Revolução. Começa a Guerra Civil Russa, em 1918. O país então interrompe temporariamente sua caminhada rumo à luz para combater os inimigos que tentavam destruir Lenin e o mundo novo. Quando o povo todo se une, ninguém pode vencê-lo. Mesmo usando montanhas de dinheiro e mundos de armas, os ocidentais não conseguem vencer o Exército Vermelho de Operários e Camponeses. A guerra termina em 1921 com a vitória popular. No ano seguinte, é fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o maior Estado já criado, em todos os sentidos.

O comandante da Revolução, Lenin, falece em 1924. Em seu lugar assume outro brilhante revolucionário, Stalin, responsável pelo desenvolvimento inacreditável da URSS e a vitória sobre o nazismo em 1945.

A Revolução de 1917, motivo pelo qual estamos aqui hoje comemorando essa data, foi uma abertura no espaço e no tempo que deu início a uma das raras experiências dos seres-humanos com a verdadeira Humanidade. A União Soviética, primeiro Estado comunista do mundo e fruto direto da Grande Revolução de Outubro, foi a materialização dos ideais revolucionários que por décadas impulsionou o povo russo até e além de 1917.

Graças ao dia 7 de novembro de 1917, o povo foi libertado. O povo foi alfabetizado. O país foi industrializado, as terras coletivizadas, a tecnologia dominada e utilizada para a melhoria da capacidade humana. A URSS foi um Estado pioneiro: trouxe direito aos trabalhadores - férias, salário, jornada de trabalho controlada, aposentadoria, licença gravidez, licença por problemas de saúde... Você certamente desfruta de uma dessas conquistas. Sabia que elas são fruto da luta de milhões de pessoas que alcançaram vitória há 100 anos e deram seu sangue por esses ideais? O povo soviético alcançou o cosmos com suas máquinas e satélites, desbravando a lua e outros planetas, galáxias. A Revolução não tem fronteiras, nem terrestres nem em nenhum outro âmbito! Foi o primeiro país a lançar um satélite - agradeça aos soviéticos e seus antepassados de 1917 por sua internet. Foi a primeira nação a lançar seres-humanos ao espaço. Sem contar as notáveis conquistas e invenções na medicina, na agricultura, indústria, educação, meio ambiente... Em 1945 a Revolução, sob o comando de Stalin, venceu o nazismo, fruto do liberalismo e cria da desesperada vontade dos patrões do mundo de eliminar a Revolução. Hitler e coisas parecidas por aí foram financiados pelos "países democráticos" para conter o chamado global pela Revolução iniciado em 1917.

A Revolução de 1917 abriu as portas para revoluções no mundo todo. Encheu de esperança o coração de trabalhadores por todo o globo. Logo em seguida estouraram revoluções e movimentos por todos os países. Revoluções que marcaram o século a História: Revolução Coreana, Chinesa, Vietnamita, Cubana!

Se passaram 100 anos. Um século. 36.525 dias. 52.596.000 minutos. O tempo é poderoso. Mas não invencível. A Revolução passou por todo esse período e ainda hoje é vista por todo o mundo como sinal de esperança, exemplo de prática e de um mundo melhor que nós podemos construir. A destruição dos inimigos da classe trabalhadora e a eliminação da velha ordem, como ocorreu em 1917, nos trará a tão sonhada paz! 1917 não morreu! É tão poderoso que a reação internacional investiu e continua investindo até hoje, um século depois, bilhões de dólares para difamar a experiência revolucionária e seus condutores. Isso é medo. Medo de experimentar na pele o que a classe dominante da Rússia sofreu em 1917.

Nessa data especial, nada de olhar para o passado e pensar que nós, comunistas, fizemos algo de errado, como nossos inimigos querem que nós pensemos. Temos sim que praticar a crítica para entender onde erramos para que eventos, como a queda da URSS em 1991, tenham acontecido, mas temos que parar de atacar os homens e mulheres que na verdade edificaram a luta do proletariado internacional.

Hoje é um dia de comemoração! E mais que isso: é um dia para usarmos como injeção de ânimo para a árdua luta revolucionária que nós devemos levar a cabo em todas as frentes. Orgulhe-se de 1917! Levante a bandeira vermelha da vitória! Nós abalamos o mundo porque nós somos o povo, força indestrutível!

PAZ ENTRE NÓS, GUERRA AOS SENHORES!

VIVA A GRANDE REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE OUTUBRO!

GLÓRIAS A LENIN E STALIN! GLÓRIAS À UNIÃO SOVIÉTICA!

URA!!!