22.11.17

NOSSA MISSÃO EM DEFESA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO FRENTISTA INCLUI A PROTEÇÃO DE TODA A SOCIEDADE

Via SINPOSPETRO-RJ -

Com a permanente missão de assegurar novas conquistas e compromissos, o presidente Eusébio Pinto Neto esteve reunido ontem (21) na Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, com o superintendente em exercício, Adriano Bernardo. O ex-superintendente, Helton Yomura, passou a ocupar o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho.

O dirigente sindical tratou de diversos assuntos de interesse da categoria, tais como o acompanhamento da execução dos cursos de treinamento (EAD), segurança e saúde nos postos de combustíveis, e o cronograma de fiscalização das normas de segurança. “Combatemos diariamente as irregularidades em postos de combustíveis e sempre orientamos os patrões sobre o cumprimento das leis. Nossas equipes alertam trabalhadores e a sociedade para que tenham ciência das medidas que devem ser seguidas para garantir a segurança de todos”, explicou Eusébio Pinto Neto.

Durante o encontro o presidente destacou a importância da parceria na campanha lançada, em 2016, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e pelo Sindicato dos Frentistas do RJ (SINPOSPETRO-RJ), para fazer cumprir às leis e normas de segurança e saúde. Centenas de postos da capital já receberam a notificação recomendatória, que enumera as principais leis e normas regulamentadoras que garantem a segurança e os direitos dos trabalhadores do setor de revenda de combustíveis no varejo. Cerca de 70% dos postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro já foram visitados.

SAÚDE E SEGURANÇA - O documento, entregue nos postos pelos diretores do sindicato, visa combater as irregularidades e orientar os patrões sobre o cumprimento das leis. As empresas que são flagradas descumprindo alguma das recomendações da notificação estão sujeitas a aplicação de multa pelo Ministério do Trabalho e abertura de inquérito pelo MPT. Também podem responder a ação trabalhista na Justiça, com vistas ao pagamento de indenização coletiva e individual aos trabalhadores.

A parceria entre o MPT-RJ e o SINPOSPETRO-RJ é fundamental para prevenir acidentes e contaminação, o documento distribuído nos postos de combustíveis e lojas de conveniência exige que todas as bombas tenham dispositivo de proteção para evitar a saída de vapores no momento do abastecimento, assim como a adoção de rotinas que protejam o trabalhador, como o respeito ao sistema de trava automática do veículo abastecido e a comercialização de combustível apenas em recipientes certificados.

Nossa missão em defesa da prevenção, saúde e segurança do frentista inclui a proteção também de toda a sociedade.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ