28.11.17

QUANDO A PRISÃO DEIXA DE SER QUESTÃO DE JUSTIÇA!

EMANUEL CANCELLA -


Segundo conceito de prisão:

“Uma prisão é um sítio onde se fecham os presos (reclusos). Essa instituição, igualmente conhecida como cadeia, faz parte do sistema de justiça e recebe as pessoas que tenham sido condenadas por algum delito” (1).

Se na ditadura militar de 1964, a força sobre a população exercida pelos ditadores consistia principalmente em negar o livre direito de expressão, hoje o tiranísmo deste golpe civil que estamos vivento consiste na prisão, que está sendo usada como instrumento de disputa de poder, de ódio pessoal ou de disputa política partidária.

A Lava Jato, por exemplo, até 23/10/2015 já tinha prendido mais de cem pessoas e mantinha 180 acusados. Grande parte dos presos da Lava Jato não tem o processo transitado em julgado e estão presos (2).

Cito o exemplo da prisão do ex-governador Garotinho:

“O Ministério Público do Rio e a Polícia Federal apuram crimes eleitorais cometidos por Garotinho e seu núcleo político. (...).Os crimes: Garotinho e Rosinha são suspeitos de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais”.

Garotinho e Rosinha são somente suspeitos até agora, não foram condenados e mesmo assim estão presos. Talvez porque Garotinho vive questionando a Globo, pilar do golpe.

Para condenar alguém, no Brasil e no mundo civilizado,  sempre houve necessidade de provas e do direito amplo de defesa!

O ex-presidente Lula sofre perseguição voraz. Lula saiu do segundo mandato com 87% de aprovação, e é líder na intenção de votos de todas as pesquisas e em algumas ganhando, já no primeiro turno, por isso querem afastá-lo das eleições no tapetão.

Lula está atrelado ao juiz Sergio Moro que aceitou denúncia sem qualquer prova, somente na convicção de que ele é o comandante máximo da corrupção na Petrobrás. Moro não só aceitou a denúncia como condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão (11).

Agora vejamos nossa Justiça com  Aécio Neve e Michel Temer, Pedro Parente e outros golpistas.

Aí volto para a Lava Jato onde o senador Aécio Neves é recordista em denúncias. Aécio tem um agravante, pois segundo gravações do dono da JBS, Aécio não só pediu 2 milhões de reais em propina como ameaçou de morte um possível delator (3,4).   E Aécio ainda manteve o mandato de senador e continua solto.

O Diretor-Geral da Polícia Federal Fernando Segóvia, no ato de posse, disse aos presentes, inclusive ao golpista Mishell Temer: “ Mala de dinheiro não é prova contra Temer diz novo chefe da PF” (5).

A Lava Jato, que é chefiada por Moro, acusa o petista Lula, mas blinda os tucanos. O MPF até hoje não investigou minha denúncia, enquanto petroleiro e sindicalista, formalizada em novembro de 2016, apontando comprovações de crimes perpetrados pelos tucanos FHC e Pedro Parente na Petrobrás (6).

O MPF, além de não fazer nada contra os tucanos, ainda vem para cima de mim, já que, a pedido do juiz Moro, intimou-me sob a acusação de estar praticando possível crime contra a honra do servidor público, no caso do juiz Moro (7). E a farra da corrupção na Petrobrás, nas mãos de Lalau Parente, continua de vento em popa!

Depois de a Lava Jato ser denunciada por uma série ações arbitrárias, tais como grampo ilegal, o mais gritante foi o Dilma e Lula; vazamento seletivo para a mídia, quase sempre para a Globo; prisões ilegais e criação da indústria de delações premiadas, agora há até extrato comprovando depósito de delatado na conta da mulher do juiz.

Isso de acordo com a denúncia do advogado da Odebrechet, Rodrigo Tacla Duran, aliás, Duran vai depor na CPI da JBS no dia 30/11/17 (8).

Duran, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha, disse que foi procurado pelo advogado, Carlos Zucoloto Junior, que, falando em nome da Lava Jato, pediu-lhe propina para a Lava Jato, pois assim facilitaria o acordo de delação premiada que, entre outras benesses, daria a Duran a prisão doméstica. Zucoloto é compadre de Moro e ex-sócio de sua mulher, Rosangela Moro. E o mais grave é que a revista Veja, com base em informação da Receita Federal, mostrou que Duran fez depósito na conta da mulher de Moro, Rosângela Moro (9,10).

O ex-presidente Lula corre o risco de ser preso pelo juiz Moro, mesmo arbitrariamente, entretanto, mesmo se comprovadas as falcatruas de Moro,  sua punição máxima será uma aposentadoria compulsória e com todos os direitos.

Ainda dizem que no Brasil a lei é para todos!

Fonte:
1https://conceito.de/prisao
2https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/17/aecio-neves-e-gravado-pedindo-r-2-milhoes-a-dono-da-jbs-diz-jornal.htm
3https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/10/23/deputados-respondem-para-que-serviu-a-cpi-da-petrobras.htm
4https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/255474/Recordista-em-dela%C3%A7%C3%B5es-A%C3%A9cio-Neves-cobra-arrependimento-de-Lula.htm
5https://www.brasil247.com/pt/247/poder/328133/Mala-de-dinheiro-n%C3%A3o-%C3%A9-prova-contra-Temer-diz-novo-chefe-da-PF.htm
6http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato
7http://www.viomundo.com.br/denuncias/moro-intima-petroleiro-por-possiveis-praticas-de-crime-contra-a-honra-de-servidor-publico-federal.html
8https://falandoverdades.com.br/bomba-duran-vai-depor-dia-30-de-novembro-na-cpi-da-jbs-e-entregar-compadre-de-moro/
9https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/316121/DCM-jornal-espanhol-segue-pista-de-Tacla-Duran-e-comprova-corrup%C3%A7%C3%A3o-no-Panam%C3%A1.htm
10https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/315291/Tacla-Dur%C3%A1n-pagou-esposa-de-Moro-diz-Nassif.htm
11https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/306249/Reinaldo-Azevedo-Moro-condenou-Lula-sem-provas.htm