18.11.17

QUEM PEGOU O PIRULITO QUE ESTAVA AQUI?

MIRSON MURAD -


A Justiça dos States está apurando e punindo quem são os responsáveis pela corrupção na FIFA e, agora, atingiu a Rede Globo. Não que isso fosse surpresa para a maioria dos brasileiros, apenas porque a Globo sempre foi intocável. Como dizia o criminoso mafioso capixaba, José Grátis, antes de ser preso pelo governo Lula (o bandidão tinha a proteção do governo FHC). Ele convocava a TV e declarava: - "Eu sou imbatível!".

A Empresa da família Marinho tem, exaustivamente em seus noticiários recentes, declarado que após 2 anos de apuração interna verificou que não participou de nenhuma corrupção. O cômico disso tudo é o epílogo desse editorial onde a Globo declara que perguntou ao diretor responsável (seu funcionário) pelas contratações de transmissões esportivas: "Você fez isso, menino travesso? . - "Não!" foi a resposta.

A Globo ficou satisfeita e convicta de que nada havia de errado em seus bastidores administrativos. Não seria bem melhor se agissem pelo óbvio ululante? Para pagar propina de milhões de dólares a empresa não conseguiria fazer sem um registro interno bem detalhado. Essa grana polpuda não teria saído do bolso do funcionário responsável. Em alguma conta da Globo sairia esse dinheiro. Poderiam até "camuflar" a contabilidade par que não fossem apanhados pela Receita Federal contudo, impossível esconder do "patrão". Entretanto, cinicamente, afirmam que perguntaram em auditoria interna:

- Quem pegou o pirulito que estava aqui? Menino, Fale a verdade, viu?