22.1.18

1- CÁRMEN LÚCIA SUSPENDE POSSE DE CRISTIANE BRASIL COMO MINISTRA; 2- “É NO MÍNIMO JUSTO E APROPRIADO QUE LULA POSSA SE CANDIDATAR”, DIZ NOAM CHOMSKY [VÍDEO]

REDAÇÃO -

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. A decisão foi divulgada na madrugada desta segunda-feira (22) e a posse estava marcada para 9h.

Carmen Lúcia justificou sua decisão ao dizer que o poder de cautela e os princípios constitucionais da segurança jurídica poderiam ser "comprometidos com o ato de posse". A posse está suspensa até que seja publicada a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), proferida no sábado (20).

De acordo com o STF, a liminar pode ser reavaliada quando todas as informações forem reunidas. O pedido de liminar que impede a posse de Cristiane foi feito no sábado (20) pelo Movimento dos Advogados Trabalhistas Independente. O grupo foi o responsável por mover a ação popular que suspendeu a posse de Cristiane por cerca de duas semanas. A motivação do pedido são as condenações trabalhistas de Cristiane, que segundo o Movimento chocam a sociedade.

Cristiane é filha de Roberto Jefferson, presidente do PTB e ex-deputado condenado no mensalão. Foi Jefferson quem indicou a filha para o cargo de ministra do trabalho. No dia 3 de janeiro, o presidente Michel Temer anunciou oficialmente Cristiane para assumir o lugar que era de Ronaldo Nogueira. Ronaldo pediu demissão em 2017. (via R7)

“É no mínimo justo e apropriado que Lula possa se candidatar”, diz Noam Chomsky