11.1.18

CRÍTICAS VÃO PREDOMINAR NO CARNAVAL 2018. PARAÍSO DE TUITI VAI MOSTRAR O "VAMPIRO DO NEOLIBERALISMO"

ALCYR CAVALCANTI -

Não sou escravo de nenhum senhor, meu Paraíso é meu bastião
Meu Tuiti, o quilombo da favela é sentinela da libertação
(Samba Enredo 2018, Claudio Russo, Moacir Luz)


A mais nova escola de samba a desfilar no Grupo Especial, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso de Tuiti com as cores amarelo, azul e ouro segundo seu presidente Renato Martins Ribeiro o Renato Thor vai fazer um carnaval alegre e faceiro, mas com críticas ao sistema atual. A agremiação do Morro do Tuiti em São Cristóvão vai ser a quarta escola a desfilar no Sambódromo no Domingo de Carnaval com o tema "Meu Deus, meu Deus, está extinta a Escravidão?" com críticas diretas ao trabalho escravo e às novas leis trabalhistas, que segundo seus autores visa a"flexibilização" das relações capital/trabalho, mais uma tática do Neoliberalismo para acabar com as leis trabalhistas, a CLT criada por Getúlio Vargas há várias décadas, mas que beneficiava primordialmente a classe trabalhadora.

A nomeação da deputada Cristiane Brasil não estava no roteiro da escola, mas é mais uma contradição da "Era Temer" onde seu grupo de notáveis vai sendo desmontado um a um com suspeitas e condenações por corrupção, formação de quadrilha e desrespeito ás mais primárias leis que regem nosso país. Não devem faltar críticas ao governo estadual que conseguiu falir um estado próspero deixando uma imensa população ao abandono total e absoluto.

O velho Liberalismo vai ser criticado em sua face pós-moderna representada pelo Vampiro do Neoliberalismo, que vai usar terno impecável e faixa presidencial, deitado no berço esplendido de pilhas de dinheiro e centenas de carteiras de trabalho, que pode ser interpretada como uma alusão ao presidente Michel Temer, o governante mais impopular com mais de 95% de rejeição. Temer segundo o jornal The Guardian é um "Presidente Gótico" devido à semelhança com o ator Christopher Lee que ficou famoso em filmes de terror no papel do Conde Drácula.