18.1.18

PRESIDENTE DO SINPOSPETRO-RJ E SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO REALIZAM REUNIÃO EM DEFESA DOS FRENTISTAS

Via SINPOSPETRO-RJ -

O presidente Eusébio Pinto Neto esteve reunido ontem (17) com o superintendente Adriano Bernardo, no Centro da Cidade, tratando de diversos interesses da categoria para garantir segurança e emprego aos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do Rio de Janeiro.


Frentistas estão permanentemente expostos a diversos agentes químicos e outros perigos da atividade, sendo assim o dever do SINPOSPETRO-RJ é sempre alertar os trabalhadores que estejam protegidos com a adoção de rotinas e normas de segurança (NR). Durante o encontro na Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro o presidente do SINPOSPETRO-RJ, destacou a importância da fiscalização para fazer cumprir às leis e normas de segurança e saúde nas empresas.

Segundo Eusébio Pinto Neto, centenas de postos da capital já receberam a chamada notificação recomendatória, que enumera as principais leis e normas regulamentadoras que garantem a segurança e os direitos dos trabalhadores do setor de revenda de combustíveis no varejo. O Superintendente acompanhou atentamente todas as demandas da categoria, o presidente Eusébio Neto falou da importância do acompanhamento da execução dos cursos de treinamento (EAD), segurança e saúde nos postos de combustíveis, e do cronograma de fiscalização das normas de segurança. “Combatemos diariamente as irregularidades em postos de combustíveis e sempre orientamos os patrões sobre o cumprimento das leis. Nossas equipes alertam trabalhadores e a sociedade para que tenham ciência das medidas que devem ser seguidas para garantir a segurança de todos”, explicou o dirigente.

As empresas que são flagradas descumprindo alguma das recomendações da notificação estão sujeitas a aplicação de multa pelo Ministério do Trabalho e abertura de inquérito pelo MPT. Também podem responder a ação trabalhista na Justiça, com vistas ao pagamento de indenização coletiva e individual aos trabalhadores. Nossa missão em defesa da prevenção, saúde e segurança do Frentista inclui a proteção também de toda a sociedade.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ