13.2.18

1- ACADÊMICOS DO TATUAPÉ VENCE EM SÃO PAULO, COM TRIBUTO AO MARANHÃO; 2- TUIUTI GANHA O TAMBORIM DE OURO, UM DOS MAIS PRESTIGIADOS PRÊMIOS DO CARNAVAL DO RIO

REDAÇÃO -


A Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã do carnaval 2018 de São Paulo. O título só foi garantido na apuração da última nota do último jurado, e pelo critério de desempate: a escola ficou com a mesma pontuação da Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior (270 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito alegoria. Unidos do Peruche e Independente Tricolor foram rebaixadas.

A escola desfilou no Sambódromo do Anhembi na sexta-feira (9) e prestou um tributo ao Maranhão e sua cultura local. Muito emocionado, Eduardo dos Santos, presidente da agremiação, defendeu o mérito da vitória e agradeceu os integrantes da escola. “Esse é um trabalho da nossa comunidade, do nosso time, do nosso povo. Nós somos merecedores, nós trabalhamos muito para isso. Acho que a gente fez um belo trabalho, vamos comemorar, eles merecem todo nosso carinho e nosso amor”, disse.

O desfile da escola campeã foi assinado pelo carnavalesco Wagner Santos e teve a participação de 2.761 componentes, divididos entre cinco carros alegóricos e 26 alas. A ala das baianas homenageou a Floresta dos Guarás, uma das maiores reservas florestais do Maranhão. O Palácio dos Leões, sede do governo, e outros pontos turísticos da capital São Luís, foram representados nas alegorias. (com informações do G1)

***
Tuiuti ganha o Tamborim de Ouro, um dos mais prestigiados prêmios do Carnaval do Rio

De O Dia:

A Paraíso do Tuiuti é a grande vencedora do Tamborim de Ouro de 2018. A escola sensação dos desfiles do Grupo Especial conquistou a maioria de votos dos leitores e dos jurados do DIA em três quesitos: Escola de Ouro, Comissão Sensação e Samba do Ano.

A disputa foi acirrada e a Tuiuti ganhou no voto popular do Salgueiro na categoria Escola de Ouro. Na análise dos jurados Alberto João, Bárbara Pereira, Aydano André Motta, Fábio Fabato e Eugênio Leal, a escola de São Cristóvão conquistou a categoria por 3 votos a 2. Os especialistas foram unânimes ao escolherem a agremiação como a Comissão Sensação.
(…)

A Paraíso do Tuiuti contou a história da escravidão, desde a Antiguidade até os dias atuais com o enredo “Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?”. A escola mostrou as consequências sociais das práticas escravagistas, a existência do uso do trabalho escravo que persiste em alguns setores de produção econômica e a fragilidade das relações trabalhistas.
(…)

O desfile da escola teve bastante repercussão e chegou a ser um dos assuntos mais comentados no mundo através do Twitter. Na última segunda-feira, o deputado federal e presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, chegou a criticar o enredo da escola dizendo que houve “desinformação”.  (…)