9.2.18

70 ANOS DO EXÉRCITO POPULAR DA COREIA!

LUCAS RUBIO -


O Exército Popular da Coreia completa 70 anos de fundação no dia 8 de fevereiro. No mundo de hoje, o Exército Popular da Coreia é uma das forças armadas mais formidáveis, avançadas e ativas do mundo, sendo suas ações frequentemente noticiadas pela mídia internacional. O EPC é a força revolucionária armada da Coreia e o protetor da Pátria e da Revolução.

A formação do Exército Popular da Coreia remonta ao início da década de 1930. Em 25 de abril de 1932, KIM IL SUNG, líder do movimento nacional de libertação da Coreia, que estava sob ocupação colonial do Japão desde 1910, funda o Exército Revolucionário Popular da Coreia. Esse exército, composto pelos filhos da Coreia, trabalhadores, estudantes, camponeses e intelectuais, começa então a liderar a chamada Guerra Anti-Japonesa, a insurreição nacional coreana contra o ocupante japonês. KIM IL SUNG e o Exército Popular Revolucionário da Coreia se abrigam no acampamento secreto do Monte Paektu, no norte da Península Coreana. De lá, o EPRC empreende batalhas e incursões contra os japoneses, alcançando vitórias ao longo do tempo até que, em 1945, liberta toda a Coreia do colonialismo japonês.

Porém, no âmbito do final da Segunda Guerra Mundial e da queda de braço contra a URSS, os Estados Unidos, visando tomar a Coreia como seu prêmio de guerra contra o Japão, desembarca tropas no sul do País e simula uma guerra contra os japoneses, que já haviam se rendido às tropas comunistas revolucionárias coreanas do Exército Popular. A Coreia então fica dividida em dois: ao norte, após a saída das tropas soviéticas, os revolucionários coreanos se concentram e ao sul as tropas ianques estacionam exércitos e começam a formar um governo fantoche, introduzindo armamentos na Coreia. A questão da reunificação da Coreia ficaria então para ser resolvida na Organização das Nações Unidas.

Diante desse impasse, em fevereiro de 1948, mais precisamente no dia 8 de fevereiro, os revolucionários no norte oficializam o Exército Popular Revolucionário da Coreia como as forças armadas nacionais e o renomeiam para Exército Popular da Coreia. Nessa data histórica, destaca-se também a figura de Kim Jong Suk, grande heroína revolucionária da Coreia. Uma grande parada militar foi realizada no centro de Pyongyang para comemorar a organização do Exército e essa foi a primeira solenidade do Exército Popular da Coreia.

Mais tarde, em setembro de 1948, seria fundada a República Popular Democrática da Coreia. Até 2017, essa data de 8 de fevereiro era comemorada como o dia da oficialização, mas recentemente a RPDC resolveu alterar a data de comemoração do Dia de Fundação do EPC do dia 25 de abril para o dia 8 de fevereiro.

Em 1950, os EUA provocam de todas as maneiras uma guerra na Coreia para destruir a experiência socialista ao norte e concretizar seus planos de dominação total da Península. É então que começa a Guerra de Libertação Nacional, conhecida no Ocidente como a Guerra da Coreia, em que os EUA, juntamente com diversos outros países do mundo arrastados para o nefasto conflito, agridem a República Popular Democrática da Coreia. Corajosamente, o Exército Popular da Coreia consegue resistir à invasão estadunidense e por 3 anos guerreia heroicamente contra as tropas ianques, conseguindo manter a soberania e liberdade da RPDC e forçando o inimigo a assinar, em julho de 1953, um acordo de cessar fogo.

Camarada General KIM IL SUNG com tanquistas do Exército Popular
Após vencer o Japão em 1945 e os Estados Unidos em 1953, ambas as vitórias alcançadas graças ao comando de KIM IL SUNG, o Exército Popular da Coreia entrou para a História como uma corajosa força militar revolucionária e comunista, capaz de vencer os piores imperialismos da época e de manter de pé a Revolução. No período de paz após as guerras, começa a ter uma participação integrada na sociedade socialista e a fazer parte permanentemente da construção revolucionária.

Nos anos 1990, o Exército Popular da Coreia manteve mais uma vez a soberania e independência da Coreia intactas após as inúmeras tentativas dos Estados Unidos de destruir mais uma vez a RPDC. O país passou por graves crises climáticas e econômicas e o Exército Popular foi uma peça importante na manutenção da determinação do povo de seguir no caminho do socialismo e não capitular diante do imperialismo norte-americano.

Após passar pela turbulenta época da Árdua Marcha nos anos 1990, o Exército Popular, sob a liderança do General KIM JONG IL, começou uma modernização nunca antes vista de suas forças, visando tornar-se ainda mais forte e capaz de responder à altura as ameaças e agressões imperialistas.

O General KIM JONG IL inspeciona uma unidade da Marinha Popular
Através dos anos do século XXI, especialmente nos dois últimos anos, o EPC alcançou êxitos impressionantes: dominou a tecnologia nuclear de bombas atômicas, inclusive a da bomba de hidrogênio, construiu mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingirem qualquer ponto dos Estados Unidos e desenvolveu uma série de outros modernos equipamentos que aumentaram suas capacidades de ação, tudo com tecnologia totalmente nacional.

Graças à Revolução Songun, a política de dar prioridade dos assuntos militares, o EPC é parte atuante da construção revolucionária, estando presente nas áreas nacionais da educação, saúde, engenharia, construção civil, medicina, metalurgia, cultura, arte e tantas outras responsáveis pela manutenção e prosperidade do país.

Hoje esse Exército Popular completa 70 anos de formação e sua trajetória histórica é prova de que a Revolução Comunista necessita de forças militares leais ao povo e valentes para liderar o movimento de destruição do velho mundo e construção de uma sociedade socialista. O Exército Popular da Coreia, desde sua formação, sempre esteve ao lado do povo nas causas nacionais porque foi e é formado pelo próprio povo e foi líder nos movimentos de reconstrução da Pátrias após as guerras, atuando como classe revolucionária e pioneira.

O Marechal KIM JONG UN, atual líder do Exército Popular da Coreia, conduz um treinamento militar
Hoje em dia o EPC é um dos maiores e mais prestigiados do mundo, possuidor de armas modernas capazes de repelirem o imperialismo dos Estados Unidos. Suas fileiras estão preenchidas com soldados, homens e mulheres, que estão de prontidão para dar suas vidas para defender o povo, o país e a revolução, num sinal inquestionável de que a Revolução Coreana é o mais pulsante evento histórico de nossa época e a fonte maior de inspiração para os povos do mundo! Atualmente, é o jovem Marechal KIM JONG UN o condutor dessa poderosa força revolucionária militar responsável por incontáveis vitórias e êxitos do povo.

A importante data de hoje foi comemorada com uma gigantesca parada militar no centro de Pyongyang, capital da Revolução, onde, na Praça Kim Il Sung, 13.000 soldados do Exército Popular da Coreia orgulhosamente marcharam e mostraram equipamentos avançados como os mísseis Hwasong-14 e Hwasong-15.

GLÓRIAS AOS 70 ANOS DO EXÉRCITO POPULAR DA COREIA!
VIDA LONGA AO MARECHAL KIM JONG UN!
VIVA A REVOLUÇÃO COREANA!

* Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun - Brasil, colaborador do site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical.