7.2.18

SINPOSPETRO-CAMPINAS CAPACITA EQUIPE SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Via FENEPOSPETRO -

Promovido pelo SINPOSPETRO-Campinas, ontem (6), das 10h ás 12h, o curso sobre Saúde Ocupacional e Gestão em Segurança do Trabalho reuniu na sede da entidade trinta pessoas entre funcionários e membros da diretoria, das suas quatro subsedes, localizadas nas cidades de Indaiatuba, Americana, Limeira e Mogi Guaçu.

Ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho e sócios da empresa de cursos profissionalizantes CEPROARA, Alexandre Piva e Rodrigo Eduardo Borges, a iniciativa teve como objetivo informar e conscientizar sobre a importância da antecipação e reconhecimento das ameaças de acidentes e doenças do trabalho, e das nomenclaturas que versam sobre as etapas relacionadas à avaliação dos riscos a que estão sujeitos os trabalhadores da categoria.

“A capacitação leva a um melhor atendimento dos trabalhadores”, pontua Francisco Soares de Souza, presidente do SINPOSPETRO-Campinas e vice-presidente da FENEPOSPETRO. O curso teve como conteúdo programático a abordagem a nomenclaturas essenciais ao entendimento da saúde ocupacional, tais como PCMSO, PPRA, PCMA, LTCAT, E PCA, além de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Este último, emitido pelas empresas, é importante documento para o trâmite relativo à solicitação da aposentadoria especial, benefício a que tem direito trabalhadores em posto de combustíveis com tempo de contribuição de 25 anos em atividades periculosas e/ou insalubres.

As siglas, relativas à NR nº 9, Norma Regulamentadora que versa principalmente sobre a Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, dispõe sobre a avaliação destes riscos e da implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, entre outros.

O presidente Francisco Soares, ao final do curso, ao lado do dirigente Raimundo Nonato dos Santos, (Biro), secretário geral do SINPOSPETRO-Campinas, e idealizador da iniciativa, afirmou que pretende instituir na entidade um cronograma permanente de cursos voltados à capacitação profissional e à conscientização de direitos, para a equipe e trabalhadores Frentistas.

Fonte: SINPOSPETRO-Campinas – Leila de Oliveira