6.2.18

SINDICATO DOS FRENTISTAS DO MUNICÍPIO DO RJ INTENSIFICA AÇÕES NOS POSTOS DA ZONA OESTE DA CIDADE

Via SINPOSPETRO-RJ -

O Sindicato dos Frentistas do Município do Rio de Janeiro intensificou o trabalho de base na Zona Oeste da Cidade. Aproximadamente 25% dos postos de combustíveis do Município estão concentrados nessa região.

O diretor Klebson Patrício com o Frentista Narciso no posto Inajá em Realengo.
Para evitar irregularidades na contratação da mão de obra, conscientizar o trabalhador e exigir o cumprimento das normas regulamentadoras, o SINPOSPETRO-RJ reforçou o trabalho de base na Zona Oeste do RJ. Diariamente, representantes do sindicato visitam os postos e lojas de conveniência, orientam os funcionários sobre os seus direitos.

O diretor Klebson Patrício, atual responsável pelas visitações nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Padre Miguel, explica que para facilitar a entrada e o trabalho nas empresas, diretores e funcionários do sindicato usam crachá de identificação. “Nossa principal missão é conscientizar o trabalhador da necessidade de caminharmos juntos, apoiando o seu sindicato. O foco é conscientizar os Frentistas sobre as mudanças do cenário socioeconômico que afetam sua realidade, e da necessidade de interagir sempre com o SINPOSPETRO-RJ”.

Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência também devem aproveitar a visita das equipes do SINPOSPETRO-RJ para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário. Os funcionários também podem tirar dúvidas com relação a itens descritos no contracheque.

NR 17 -  A Norma Regulamentadora 17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A cobrança diária do sindicato para o cumprimento dessa Norma Regulamentadora já levou diversos patrões a instalar assentos para descanso dos Frentistas entre um abastecimento e outro.

O item 17.3.5 trata especificamente do trabalho em pé. Para as atividades em que os trabalhos necessitem ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Estamos de olho, seguiremos em defesa dos Direitos do trabalhador Frentista do Rio de Janeiro. O SINPOSPETRO-RJ orienta os trabalhadores a não assinarem nada com a empresa antes de consultar seu sindicato, associe-se já, juntos somos fortes!

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ