2.3.18

ENTREVISTA - "FRENTISTAS TEM MEU TOTAL APOIO", ADRIANO BERNARDO, SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO

Via SINPOSPETRO-RJ -

Para compreendermos os desafios e as dificuldades da gestão do Superintendente Regional do Trabalho, fomos entrevistar o advogado Adriano Bernardo (foto), 52 anos, responsável pela árdua tarefa no Estado do Rio de Janeiro. 


Atuando na superintendência desde o dia 8 de novembro, o dinâmico gestor explica que seu cargo é subordinado diretamente ao Ministro de Estado. “Minha tarefa é coordenar, orientar e controlar a execução das atividades relacionadas com a fiscalização do trabalho, a inspeção das condições ambientais de trabalho, a aplicação de sanções previstas em normas legais ou coletivas, a orientação ao trabalhador, o fornecimento de Carteira de Trabalho e Previdência Social, a orientação e o apoio ao trabalhador desempregado, à mediação e a arbitragem em negociação coletiva, a conciliação de conflitos trabalhistas, a assistência na rescisão do contrato de trabalho, tudo sempre em conformidade com a orientação e normas emanadas do Ministério do Trabalho e Emprego”, explica o Superintendente.

Segundo Adriano Bernardo, seu maior desejo é conseguir fazer com que “entre a notificação do Ministério e o auto de infração, passe a existir a obrigatoriedade de mediação (negociação), para que haja alternativa da solução do problema”. E emenda, “atuo sempre realizando o canal de mediação entre os segmentos laborais e patronais, para solucionar conflitos que são antigos”.

Desafios – Para o Superintendente Regional do Trabalho, “é necessário criar uma intermediação entre os dois extremos, notificação e autuação, no campo da mediação e negociação, para fazer com que a empresa se torne efetivamente uma empresa capaz de não gerar nenhuma lesão a dispositivo nenhum. Quero que a empresa, quando um fiscal for cumprir a norma, diga: ‘essa aqui é uma referencia’. Hoje temos problemas com o seguimento de combustível e petróleo, onde ocorre principalmente descumprimento de NRs. Também temos problemas com a questão do deficiente, a cota geralmente não é cumprida, pela legislação 5% do mercado de trabalho deveria ser ocupado por trabalhadores com deficiência física e pelo jovem aprendiz”.

Frentistas – “A superintendência está e sempre estará à disposição da categoria dos trabalhadores frentistas. É um segmento de pessoas simples que atuam com eficiência e cumprem atividade de risco permanente, seja por perigo de assalto, contaminação por agentes nocivos ou acidentes. Não vamos jamais abrir mão da rigidez no processo de fiscalização e de apoio para a categoria, pois esses trabalhadores demandam controle efetivo, existe a questão latente de saúde e segurança do trabalho. É um setor que eu não costumo mediar, é preciso ser justo, tem meu total apoio. Caso apareça um patrão reincidente, que não cumpre as normas de segurança e saúde, terá minha resistência em querer encontrar as soluções, porque já tiveram oportunidade e não fizeram”, defendeu Adriano Bernardo.

Empregabilidade – “É uma busca incansável de qualquer gestor publico! Vivemos um momento turbulento, temos hoje um governo de transição e transformação. Defender o direito do trabalhador é essencial, porque o trabalhador é quem faz a maquina funcionar, mas defender o empresário também se faz necessário em função da empregabilidade, é o empresário quem recolhe mais tributos. Desde quando assumi a superintendência, venho procurando dar aos empresários o mesmo tratamento que damos aos trabalhadores, por que assim podemos garantir empregabilidade. Trazer os dois polos para a mesa e encontrar as soluções, só assim é possível atender as demandas dos trabalhadores e dos empregadores”, argumenta o Superintendente Regional do Trabalho.

Comunicação – “Nossa parte administrativa tem problemas de comunicação, o sistema da Dataprev costuma dar problemas permanentemente, mas com criatividade e determinação vamos superando isso para o bem das relações trabalhistas. Nosso trabalho também demanda convênios com diversos municípios, não podemos parar nossas atividades quando, por exemplo, o sistema de informática cai, para isso criei um grupo no WhatsApp para comandar todas as gerências e agências. Também restabeleci nossa estrutura móvel para atender principalmente as agências, são grandes as demandas. Realizo reuniões mensais com as gerências e agências, e quinzenais com minha equipe e com as equipes que atendem os contribuintes no primeiro andar do prédio da Avenida Antônio Carlos, ali o atendimento precisa ser feito com dignidade e respeito”, explica.

Por fim, Adriano Bernardo enfatizou que está totalmente dedicado a assegurar aos trabalhadores, empresas, organizações e à sociedade Fluminense seu envolvimento direto na reorganização do Estado do Rio de Janeiro, “nesta quinta-feira, dia 1º de março, quem precisou emitir carteira de trabalho pode garantir o documento em um mutirão de serviços na Praça Mauá. Uma equipe nossa esteve presente para atender as pessoas, das 8h às 16h. Precisamos de geração de trabalho e renda com excelência em saúde e segurança. Sou otimista, tenho fé e trabalho intensamente com esse objetivo, restabelecer dignidade à sociedade brasileira”.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ