2.3.18

PROFESSORES E ESTUDANTES DO CIEP PROTESTAM EM FRENTE À SEEDUC

ROGER MCNAUGHT -


Após inúmeras queixas (algumas publicadas anteriormente por aqui), estudantes e professores do CIEP Mario Tamborindeguy se dirigiram na manhã de ontem, 1º de março, à sede da secretaria estadual de educação, no centro do Rio.

Após meses de reclamações sobre conservação, assédio, ameaças e toda sorte de desmandos por parte da direção – culminando em ataques diretos às liberdades constitucionais das pessoas – o início de 2018 mostrou que as coisas poderiam piorar.

Segundo relatos de alguns professores presentes, houve uma tentativa frustrada de diálogo onde foi proposta uma grade de horários que otimizaria o funcionamento da escola com perda mínima no quadro de professores e evitaria que os alunos ficassem sem aulas de diversas disciplinas.


Anti-otimização

Após a entrega da proposta, a mesma foi prontamente rejeitada e substituída por outra grade que, segundo professores, provocou um rombo no quadro de professores e deixou os estudantes sem aulas de diversas disciplinas, enquanto há recursos suficientes para esconder câmeras dentro da sala de professores – não há notícia ainda de câmeras em outros locais, mas há suspeitas.

O horário “otimizado” proposto pelos professores aloca a maioria dos professores com carga horária de 16 horas em dois dias por semana, possibilitando uma maior abrangência de turmas e deixando espaço para que os mesmos possam cumprir com sua segunda matrícula em outra unidade.

Já o horário “anti-otimizado” espalha essas 16 horas de forma a impossibilitar que o professor consiga uma maior abrangência e conflitando com outras matrículas, deixando muitas turmas sem professores e por consequência com horários vagos.

Durante o fechamento desta matéria houve notícia de outra mobilização dos estudantes que pode ocorrer em breve.