7.4.18

1- CÁRMEN LÚCIA MANOBRA DE NOVO PARA IMPEDIR DISCUSSÃO NO STF QUE FAVORECE LULA; 2- POLÍCIA DESCOBRE CELULAR DO MOTORISTA DO CARRO USADO NO CRIME DE MARIELLE

REDAÇÃO -


A ministra Cármen Lúcia decidiu marcar para a próxima sessão do plenário, na quarta-feira (11), o julgamento de pedidos de Habeas Corpus de Antonio Palocci e Paulo Maluf. A iniciativa é uma manobra para impedir que Marco Aurélio Mello tente inserir na pauta do dia a discussão das duas ADCs (ações diretas de constitucionalidade) que tratam da prisão em segunda instância e que podem beneficiar o ex-presidente Lula. O julgamento de HCs é considerado prioritário no Supremo. A informação é da jornalista Andreia Sadi.

Nesta sexta (6), o ministro Marco Aurélio reafirmou que não tem em mãos nenhuma ação para julgar que possa repercutir a ponto de atingir Lula e impedir a prisão arbitrária decretada pelo juiz Sergio Moro no caso triplex.

No dia 4 passado, Marco Aurélio denunciou manobra de Cármen Lúcia para impedir a revisão da jurisprudência sobre prisão em segunda instância. Ela impediu que o HC de Lula pudesse se tornar um julgamento de fato objetivo, ou seja, que pudesse ter repercussão geral. Com isso, Rosa Weber decidiu votar de acordo com o entendimento atual do STF, que desde 2016 permite a execução provisória de tema. (via JornalGGN)

Da Agência Brasil - A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu na pauta de julgamentos da próxima quarta-feira (11) os habeas corpus do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que está preso preventivamente desde setembro de 2016, no âmbito da Operação Lava Jato.

Palocci está preso preventivamente desde setembro de 2016 e já havia pedido, em mais de uma ocasião, prioridade no julgamento de seu habeas corpus, que foi liberado para o plenário em  maio do ano passado. Ele ainda não foi condenado em segunda instância.

O ex-ministro da Fazenda foi condenado em junho do ano passado a 12 anos e dois meses de prisão, inicialmente em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que lhe negou o direito de recorrer em liberdade.

Palocci já teve diversos pedidos de liberdade negados em sucessivas instâncias. Em maio do ano passado, o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, rejeitou monocraticamente o pedido de habeas corpus do ex-ministro da Fazenda e enviou o caso ao plenário.

No caso de Maluf, Cármen incluiu na pauta, para referendo do plenário, a decisão liminar (provisória) com a qual o ministro Dias Toffoli concedeu prisão domiciliar ao deputado Paulo Maluf (PP-SP), no fim do mês passado. (…)

***
POLÍCIA DESCOBRE CELULAR DO MOTORISTA DO CARRO USADO NO CRIME DE MARIELLE

Por Sérgio Ramalho, Intercept Brasil - As ligações telefônicas e trocas de mensagens feitas por alguns vereadores da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro no dia do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes estão sendo investigadas pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. Após a identificação do número de celular do motorista do carro usado no crime, os investigadores conseguiram na Justiça a quebra do sigilo de outros aparelhos, inclusive de vereadores, para apurar algum possível contato nas horas próximas à execução.

Ao todo, oito vereadores já foram ouvidos pela polícia, todos, porém, na condição de testemunhas. Nesta quinta-feira, Jair Barbosa Tavares, o Zico Bacana (PHS), prestou depoimento para explicar o motivo da visita em seu gabinete, no sétimo andar da Câmara Municipal, de três homens horas antes do crime – entre eles, um ex-PM indiciado na CPI das Milícias na qual Marielle trabalhou.

Leia a íntegra