19.4.18

1- EMPOSSADO, MIGUEL DÍAZ-CANEL DIZ QUE NÃO HÁ LUGAR EM CUBA PARA QUEM DEFENDE A VOLTA DO CAPITALISMO; 2- NOVO PRESIDENTE DÍAZ-CANEL SUCEDE RAÚL CASTRO [VÍDEOS]

REDAÇÃO -

O líder cubano Raúl Castro ergue o braço de Miguel Díaz-Canel, eleito para sucedê-lo na Presidência de Cuba/ AFP.
O primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi confirmado nesta quinta-feira como novo presidente do país, que vai suceder Raúl Castro. O nome do candidato foi apresentado na Assembleia Nacional de Cuba na quarta-feira, quando deu-se início a sessão parlamentar para avaliar a indicação. Após deliberação dos 604 deputados, ele foi eleito como novo chefe de Estado da ilha.

— O mandato dado pelo povo a esta legislatura é dar continuidade à Revolução Cubana em um momento histórico crucial, que estará marcado por tudo o que devemos avançar na atualização do modelo econômico — disse o engenheiro de 57 anos em seu discurso de posse.

Ele confirmou expectativas de que a transição não trará grandes mudanças. O novo presidente disse que o país não fará concessões em política externa, e que manterá diálogo com todos os países que tratarem Cuba como igual. Segundo ele, mudanças necessárias seriam decididas pelo provo cubano.

Díaz-Canel afirmou ainda que "não existe lugar em Cuba para quem defende a volta do capitalismo". Ele prestou uma longa homenagem a Raúl, a quem chamou de melhor aluno de Fidel, que liderou a revolução que derrubou Fulgêncio Batista e depois governou o país por décadas.

— Cuba precisa de você — disse, levando mais dos 600 membros da Assembleia Nacional a se levantarem e aplaudirem Raúl Castro. (...)

A vaga de primeiro vice-presidente será ocupada agora por Salvador Valdés Mesa. Além destes dois cargos, outros 28 nomes foram escolhidos para compor o Conselho de Estado, sendo 11 novos integrantes. (...)

Aliado de Cuba, o presidente venezuelano Nicolás Maduro expressou seu apoio a Díaz-Canel:

— Vou visitar o companheiro Miguel Díaz-Canel em breve para cumprimentá-lo. Todo nosso apoio a Miguel Díaz-Canel, todo apoio a Cuba e toda gratidão a Raúl — declarou Maduro em transmissão ao vivo no Facebook. — Meus cumprimentos ao companheiro Raúl Castro Ruz, porque ele conduziu Cuba impecavelmente durante todos esses anos. Impecável. Meus cumprimentos e gratidão a Raúl.

O presidente chinês Xi Jinping também parabenizou Díaz-Canel pela eleição. (informações O Globo)

Miguel Díaz-Canel sucede Raúl Castro
Via RT e Cuba TV: