2.4.18

ENTREVISTA - "CONSTRUÇÃO COLETIVA NA BUSCA DE UNIDADE E COOPERAÇÃO", WALDIR LADEIRA, PRESIDENTE DO CRCRJ [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

Nosso entrevistado, Waldir Ladeira, está iniciando seu primeiro mandato como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), no quadriênio 2018-2021, com a consciência que deve contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento da profissão contábil. Nossa equipe foi recebida nesta quinta-feira (29), na sede da entidade no centro do Rio. O dirigente falou sobre a missão do Conselho, os desafios de sua gestão e a importância do Profissional da Contabilidade. Waldir Ladeira conquistou 17.640 votos na eleição do CRCRJ, e representa 55 mil Profissionais da Contabilidade no estado do RJ.

Daniel Mazola entrevista Waldir Ladeira na sede do CRCRJ/ Foto: Iluska Lopes
Realizando pesquisa, descobrimos que as origens primitivas do conhecimento contábil estão no início da vida organizada, ou seja, há mais de 30 mil anos. O Decreto-lei 9.295 de 27/05/1946 criou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), com a finalidade de habilitar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, além de definir as atribuições de Contador e de Técnico em Contabilidade.

Segundo o presidente, “ser Profissional da Contabilidade é entender as inúmeras funções desta profissão tão plural, com a finalidade clara de servir à sociedade. É aprender com a Educação Continuada a ser gestor da Contabilidade em um mercado tão competitivo e carente de informação tempestiva, útil, de representação fidedigna e que vai muito além das questões tributárias e formalidades legais com cumprimentos de inúmeros prazos, e ainda sob o risco de imputação das conhecidas multas abusivas, bandeira de luta de nossa Classe”.

Waldir Ladeira está disposto intensificar todas as ações da antiga gestão, dando continuidade aos projetos que deram certo, mas contando com novas pessoas e, consequentemente, novas ideias, para fortalecer a incansável luta pela valorização profissional, pelo bem da Classe e de toda a sociedade. O dirigente destaca que “o trabalho da nova gestão deve começar com cada um de nós, Contadores e Técnicos, sendo um exercício coletivo: Profissionais, Sistema CFC/CRCs, Federações e Sindicatos, Associações, Academias de Ciências Contábeis e Instituições de Ensino Superior”.

Para o presidente do CRC-RJ, as ações pelos próximos 4 anos de gestão serão pela busca incansável da valorização profissional, aprimorando a construção coletiva na busca de unidade e cooperação. Seu objetivo principal nessa gestão é conseguir ser porta-voz dos líderes da categoria. “Precisamos da colaboração e participação de cada um dos 55 mil profissionais de nosso Estado. Que se aproximem do Conselho para construirmos, juntos, o futuro que queremos para nossa Classe e para o país”, alerta Waldir Ladeira.

Confira a íntegra da entrevista realizada pelo editor Daniel Mazola: